Correio dos Campos

Diocese de Ponta Grossa abre série de formações missionários no Regional Sul 2

28 de junho de 2022 às 09:35
(Foto: Pascom Paróquia São Roque)

COM ASSESSORIAS – 57 pessoas participaram, neste domingo (26), da formação missionária na Paróquia São Roque, em Ventania. O encontro, conduzido pelo padre Valdecir Badzinski, secretário Executivo Regional Sul 2 da CNBB; Odaril José da Rosa, missionário leigo da Arquidiocese de Curitiba; irmã Hermelinda Ruschel, coordenadora do Conselho Missionário Diocesano, e, Sueli Guimarães, coordenadora diocesana da Infância e Adolescência Missionária, aconteceu na comunidade Nossa Senhora Aparecida, do Distrito Novo Barro Preto, durante parte da manhã. A formação foi aberta com a celebração da Santa Missa, às 8 horas.

Voltada para coordenadores das Pastorais e Movimentos, a formação teve, ainda, uma versão breve, na matriz, às 10h30, onde foi feita uma explanação a respeito da ação missionária da Igreja. No Barro Preto, padre Valdecir abordou os três âmbitos da missão: evangelização, saúde e educação, afirmando que tudo está interligado. Fez ainda três pedidos. “Devemos rezar pelos missionários e pela missão, enviar missionários e colaborar financeiramente com a missão, com ações conforme criatividade da comunidade”, ressaltou.

Odaril da Rosa, que esteve sete anos à frente do Conselho Missionário Regional, contou sobre sua vida missionária, falando das experiências que viveu, dos locais onde serviu. “Achamos que vamos para ensinar, mas, pelo contrário, acabamos aprendendo muito”, comentou. O pároco, padre Adevilson Dias de Lara, ficou muito satisfeito com a presença e a receptividade das pessoas. “Isso significa que estamos caminhando em comunhão”, destacou, lembrando que ele mesmo esteve como missionário na Prelazia de Lábrea (AM), em 2019.

Para irmã Hermelinda, a formação correspondeu às expectativas. “O Povo de Deus atendeu ao chamado, já que tanto no Barro Preto quanto na matriz a participação foi bastante expressiva. As colocações do padre Valdecir com as lideranças mereceram a atenção e motivação das pessoas, que expressaram disposição por assumir a vocação missionária como cristãos, como católicos dentro da Igreja”, argumentou. Segundo a coordenadora, o objetivo das formações é conscientizar as pessoas nas paróquias e criar um sentimento de missionalidade. “Todos somos instrumentos na missão da Igreja. A Igreja toda é missão e o dinamismo dessa missão é do Espírito Santo. Buscamos despertar para o papel missionário dentro também da sinodalidade: caminhar juntos, as paróquias, as dioceses do Paraná, o Brasil com a Igreja Católica”.

De acordo com a coordenadora, as lideranças estão sendo convocadas e quem sentir o apelo de participar, precisa participar. “Aqui, em Ventania, se percebeu que as pessoas estão abertas a essa missão. Até pelo entusiasmo com que o padre Adevilson nos recebeu quando viemos para falar da formação. Foi muito bom! “, acrescentou.

Sueli Guimarães, coordenadora da Infância e Adolescência Missionária, fez questão de frisar que é preciso ensinar as crianças que, sendo batizados, todos somos missionários. “E criança evangeliza criança, adolescente evangeliza adolescente, jovens aos jovens e adultos aos adultos. Isso facilita a linguagem”, citou. Os participantes da Infância Missionária têm quatro encontros mensais, quando se aprofundam em temas sobre missão, pesquisando, tendo encontros de convivência sobre o assunto, além de rezar e fazer a leitura da Bíblia.

Essa foi a primeira das quatro formações programadas para a Diocese de Ponta Grossa. Também serão visitadas as paróquias Nossa Senhora de Guadalupe, Sant’Ana, de Castro, e São Pedro e São Paulo, de Telêmaco Borba.