Correio dos Campos

Vale dos Trilhos estabelece governança de mercado

Governanças de governo e de academia serão reforçadas pela governança de mercado, que será coordenada pela ACIPG
23 de junho de 2022 às 09:20

COM ASSESSORIAS – Em reunião realizada na noite de terça-feira (21), na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), atores do ecossistema de inovação de Ponta Grossa reforçaram a pactuação da identidade Vale dos Trilhos, já efetivada em abril de 2021.

Instituído pelo decreto 18.883/21, que trata da política municipal de fomento à inovação, o Vale dos Trilhos trata-se de uma governança de ecossistema de inovação, que é orgânica, composta por três hélices: governo, academia e mercado.

Até então, explica a presidente da Agência de Inovação, Tônia Mansani de Mira, o Vale dos Trilhos possuía duas governanças bem estruturadas, que é a de governo e academia. “O compromisso firmado é que a ACIPG criará a governança de mercado para somar nesta governança que é o Vale dos Trilhos”, frisa. Assim, a governança de mercado, que será coordenada pela ACIPG, vai somar às governanças de governo e academia, já em atuação.

Segundo Tônia, a hélice de governo envolve o trabalho de regulamentação da inovação, seja pela institucionalização da lei de Sandbox, e ações de melhoria do ambiente de negócios por meio da lei de liberdade econômica. “Também fizemos contratação do Sebrae para iniciar o planejamento do ecossistema de inovação. Então a hélice do governo está muito bem estruturada, com a participação do terceiro setor, por meio do Sebrae, que tem trabalhado com o governo”, afirma.

Além disso, aponta Tônia, a governança da academia está muito bem estruturada, em que todo o programa de ideação dentro das universidades acontece forma conjunta. “O que fizemos enquanto governo para amparar a academia é o convênio com o PTI [Parque Tecnológico Itaipu] para trazer o hub para cá e proporcionar o PTI Vale dos Trilhos, que vai ser o programa de criação de startups dentro da governança de academia”, destaca. Integram a governança de educação a Unopar, Cescage, Unicesumar, UTFPR, Senai, UEPG, Senac, Sesi, Unisecal, Marista e IFPR e ela está aberta para participação de outras instituições que tenham interesse em participar.