Correio dos Campos

ACIPG discute ações para a inovação em Ponta Grossa

23 de junho de 2022 às 09:34
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) reuniu na noite da última terça-feira (21) representantes de diferentes setores para discutir e planejar ações voltadas para a inovação no município. A iniciativa foi liderada pela pasta de Tecnologia e Inovação da Associação, comandada por Oséias Gomes, e contou com a presença de representantes da Prefeitura de Ponta Grossa, instituições de ensino, integrantes da iniciativa privada e membros da diretoria da ACIPG.

No encontro foram discutidos os desafios que o setor de inovação tem em Ponta Grossa e quais iniciativas devem ser tomadas daqui para frente para fomentar o segmento no município. “Precisamos criar uma ambiência verdadeiramente de inovação, para criar o poder atração, primeiramente interno, dentro de Ponta Grossa, tirar do viés dos protocolos e criar uma sinergia, fazer com que as pessoas conheçam o projeto, desejem participar, se sintam atraídas”, explicou o Diretor de Tecnologia e Inovação da ACIPG, Oséias Gomes.

Além da discussão de problemas e desafios da inovação em Ponta Grossa, foram traçados os próximos passos para o desenvolvimento do segmento na cidade, bem como tornar o tema mais familiar e conhecido do maior número de pessoas possível. “Precisamos fazer com que a inovação seja um assunto cada vez mais público, familiarizado, que a sociedade de fato interaja com o ambiente, não apenas de um determinado grupo de pessoas, mas que ela seja do linguajar das pessoas”, explica Oséias Gomes. “Os próximos passos são estruturar a divulgação para que a sociedade comece a compreender de fato o que é inovação, juntar cada vez mais as pessoas envolvidas no tema, chamar para a discussão programadores, que é uma profissão do momento e do futuro. Além de realizar hackathons, para falar em inovação e discutir ideias”, complementou o diretor da ACIPG.

Tornar a inovação cada vez mais presente no ambiente de negócios e na realidade Ponta Grossa é um desafio assumido pela gestão da ACIPG, que vê a modernização como essencial para o desenvolvimento do município. “O desafio é grande, não se tem uma carteira específica, tudo é inovação. Uma empresa precisa de inovação para ela existir amanhã, tem que ser uma preocupação de todos nós. Vamos inovar em algum lugar, seja no comércio, na área de serviços, na indústria, ou no dia-a-dia das pessoas. Onde tem gente, cabe a inovação”, explica Oséias Gomes.

A ampla participação de diferentes setores no encontro serve de motivação para os próximos passos do projeto de tornar a inovação cada vez mais presente e eficiente em Ponta Grossa, e o diretor da ACIPG vê o apoio da sociedade como fundamental para que o tema avance no município. “Fiquei muito contente com a receptividade desse encontro, porque a presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek, apoia muito essa ideia. Nos sentimos muito prestigiados com a adesão dos convidados, do mundo privado e das instituições de nossa cidade. São pessoas que sentiram o propósito renovado para começar uma jornada calorosa, e com o apoio da sociedade podemos derrubar essa barreira e entender a inovação como bem comum de todos”, finalizou Oséias Gomes.