Correio dos Campos

Empresários e ex-presidentes são homenageados nos 100 anos da ACIPG

22 de junho de 2022 às 09:53
(Foto: Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSORIAS – Uma noite de emoção, história e reconhecimento a quem tanto fez pela cidade de Ponta Grossa e pela economia do município. Assim a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) celebrou seu centenário, homenageando empresários e ex-presidentes que fazem parte da história da Associação e da região.

Na noite da última segunda-feira (20) a ACIPG realizou uma solenidade que integrou as comemorações dos 100 anos da entidade, homenageando empresários e lideranças que estiveram à frente da associação, além de marcar oficialmente o lançamento do livro que conta o centenário da Associação Comercial de Ponta Grossa.

“Nós gostaríamos de parabenizar a todos que contribuíram para chegarmos até esse centenário. Não poderíamos deixar passar em branco uma data tão importante, que são os 100 anos de uma instituição forte como a nossa. Eu gostaria de parabenizar os ex-presidentes, hoje estamos diante de uma instituição tão forte, tão pujante como a nossa ACIPG, e sem os senhores isto não seria possível. Também gostaria de agradecer aos associados, porque sem eles não teríamos razões de estarmos aqui, bem como os representantes do Conselho, que são os representantes da nossa comunidade”, discursou a presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek.

Na cerimônia, os conselheiros Douglas Fanchin Taques Fonseca, Gilmar Costa Teixeira, Welliton Barreiros, Antônio Bento de Paiva, Paulo Roberto Veiga, Antonio Moro Neto, Leontina Mendes Stadler e Marcio Pauliki receberam um exemplar do livro que relata a história dos 100 anos da Associação Comercial. “A grandiosidade dos atos e ações não caberiam em poucas páginas, entretanto, tal dificuldade não nos privou de contarmos essa história de 100 anos de lutas e vitórias em prol da prosperidade. Chegamos até aqui, escrevemos a história e nesse momento marcante de nossa existência queremos deixar registrado o resumo do que somos capazes. Ao entregarmos o oficialmente o livro de 100 anos da ACIPG, queremos homenagear os empresários de Ponta Grossa, que neste século fizeram das suas vidas um exemplo de dedicação, construindo uma cidade melhor para se viver”, enalteceu Indianara Prestes Matar Milleo, Diretora de Eventos e Assuntos Culturais da ACIPG.

Os ex-presidentes da ACIPG também tiveram seu reconhecimento pelo trabalho prestado à associação e foram homenageados com uma placa alusiva aos 100 anos da ACIPG, bem como com um exemplar do livro do centenário da Associação. Receberam as homenagens os ex-presidentes Marcio Pauliki, Calixto Miguel Ajuz, Davi Pilatti Montes, Douglas Fanchin Taques Fonseca, Helvio Frederico Hess e Jordão Bahls de Almeida Neto.

A noite de homenagens ainda reconheceu a ajuda de empresas parceiras da ACIPG, e Carlo Bruno Lopes do Nascimento, representando a Engie Engenharia, Giorgia Bochenek, Weliton Barreiros, da AP Winner e Osni Mongruel, do Colégio Sepam, também receberam exemplares do livro da ACIPG.

A solenidade ainda teve um momento emocionante de reverência a Bonifácio Ribas, fundador da ACIPG, com a exibição de um depoimento de José Bonifácio Ribas, filho do pioneiro da Associação Comercial, bem como uma homenagem entregue a Celina Junqueira Issa, bisneta do fundador da ACIPG.

Os associados foram lembrados constantemente na noite desta segunda-feira, e as empresas que estão há mais tempo associadas à ACIPG receberam uma placa comemorativa ao centenário da Associação. Rodrigo Moro, representando a Antonio Moro e Cia; Antonio Mauda, da Bilhares Rio Verde; Marli e Sandra Sallum, da Maxitango; João Luiz Marra, da Metalúrgica Schiffer; Achilles Dal Col, Posto Pinheiro; Gilson Barreto, da Expresso Princesa dos Campos; e André Gravina, da Joalheria Gravina, receberam a homenagem das mãos dos ex-presidentes da ACIPG. A Cooper Card ainda entregou à presidente Giorgia Bochenek uma homenagem pelos 100 anos da ACIPG, reconhecendo os serviços prestados pela Associação e desejando longa vida à entidade.

A presidente da ACIPG reconheceu o trabalho árduo feito pela entidade e empresários ao longo dos últimos 100 anos, projetando novas conquistas e voltando os olhos para o futuro. “Eu não estou só, tenho ex-presidentes que deixaram um legado e com quem vou aprender muito, por terem feito história, e nós estamos aqui para continuar com essa história. Quando a gente fala de renovação, ela é constante na nossa vida e no mundo em que vivemos. Mas isso só nos traz a certeza de que devemos continuar, prosseguir com tudo que já passou e continuar com a nova história para os próximos 100 anos, com a mesma garra que os senhores tiveram, para que daqui a 100 anos as pessoas possam estar reunidas com boas lembranças. Que a ACIPG se torne cada vez mais forte, mais pujante, mas sem esquecer o nosso passado, porque quem não conhece o passado, não planeja o futuro”, destacou.

Giorgia Bin Bochenek ainda enalteceu a importância da ACIPG, com sua rica história de conquistas, e fundamental para o desenvolvimento de Ponta Grossa. “A ACIPG é a associação comercial mais antiga do interior do Estado, temos 100 anos de história e muitas conquistas. Quando a gente fala da Associação Comercial, ela se confunde com a história dos 200 anos da cidade de Ponta Grossa, e a ACIPG contribuiu muito com o desenvolvimento da cidade, e isso é motivo de muito orgulho para todos os ponta-grossenses”, finalizou a presidente da ACIPG.