Correio dos Campos

Antigos cinemas de rua de PG são tema de exposição fotográfica

22 de junho de 2022 às 09:50

COM ASSESSORIAS – Recreio, Renascença, Éden, Ópera, Império, Inajá, Pax, Caribe. Em comum, estes nomes representam a época de ouro do cinema como principal forma de entretenimento dos ponta-grossenses. Para relembrar a importância destes espaços, o Museu Cenas apresenta ao público a exposição virtual ‘Cinemas de rua: marcas de uma época em Ponta Grossa’, com curadoria do professor Nelson Silva Junior. A exposição pode ser vista pelo www.museucenas.com.br.

Expert na história dos antigos cinemas na cidade, Nelson reuniu imagens que retratam este período que ficou marcado na memória de muitos ponta-grossenses, além de um texto com informações históricas. Com isso, o público vai poder recordar as 1.400 poltronas de couro vermelho do antigo Cine-Teatro Ópera, o marcante slogan do Cine Caribe e os anúncios de jornal das grandes produções hollywoodianas, entre outras lembranças.

“Somos uma sociedade extremamente visual, por isso, é de suma importância trazer à tona esse tema para que a gente conheça um pouco mais da história da cidade e da formação da nossa identidade cultural a partir dos cinemas”, comenta o curador, que é professor e coordenador do curso de Licenciatura em Artes Visuais na UEPG e membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Ponta Grossa. Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR) e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), Nelson possui pesquisas ligadas ao Cinema, Arte e Ciência. Sua dissertação de mestrado tem como temática ‘O fechamento dos cinemas em Ponta Grossa – particularidades de um processo’.

“Trouxemos essa exposição pois reconhecemos a importância dos cinemas de rua para a história da cidade, pois era a forma que os moradores estabeleciam seus vínculos e se divertiam em uma época que Ponta Grossa estava em pleno desenvolvimento comercial. Ir a um cinema de rua está na memória de boa parte dos ponta-grossenses, que se recorda com nostalgia deste tempo. Por isso, esta temática não poderia faltar na Série Cenas do Bicentenário, que o Museu está apresentando em preparação aos 200 anos de Ponta Grossa”, comenta a arte-educadora Rafaela Prestes, responsável pelas exposições do Museu Cenas.

O museu tem patrocínio do Sicredi por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC). A iniciativa, que leva assinatura da ABC Projetos Culturais em parceria com a Estratégia Projetos Criativos, já possui mais de 2 mil fotografias históricas catalogadas e disponíveis ao público, das mais variadas épocas e temáticas, oriundas de diversos acervos públicos e particulares. O Museu Cenas tem como historiador responsável o professor, pesquisador e escritor Fábio Holzmann Maia e catalogação da historiadora Vitória Gabriela.