Correio dos Campos

Ponta Grossa está no top 10 de colocações no mercado de trabalho, no país

Cidade foi a 8ª cidade que mais empregou no Brasil
9 de junho de 2022 às 09:53

COM ASSESSORIAS – Ponta Grossa está entre as cinco cidades do Paraná que se destacaram no ranking nacional das Agências do Trabalhador, de janeiro a abril de 2022, que mais colocaram trabalhadores em empregos formais através da intermediação de mão de obra. O Paraná ocupa um terço do top 100 e metade do top 10. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência, filtrados pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.

De acordo com o ranking, nas primeiras colocações aparecem Cascavel em 5º lugar, com 1.598 trabalhadores efetivados; Curitiba, na 6ª colocação com 1.561; Foz do Iguaçu na 7ª posição com 1.381; Ponta Grossa na 8ª colocação com 1.227; e Francisco Beltrão, em nono lugar, com 1.220. Cidades do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Ceará estão na frente. Entre os meses de janeiro a junho de 2022, 8.760 oportunidades de emprego foram abertas via Agência do Trabalhador de Ponta Grossa.

A prefeita Elizabeth Schmidt comenta que o momento é de muita alegria. Segundo ela, este é um indício muito evidente que Ponta Grossa supera as dificuldades da pandemia, com um crescimento líquido de empregos. “Isso é resultado de trabalho sério, transparência e muito esforço. De fato, o número é bem superior, porque também temos uma ação muito forte na formalização de trabalhadores, alcançando quase 5.000 novos microempreendedores individuais inscritos em apenas um ano. E o emprego, nós acreditamos, é a melhor das políticas sociais”, disse.

Elizabeth destaca que a prefeitura está investindo pesado em qualificação, inovação, agilidade e descentralização. Para ela, a cada dia se faz mais fortalecido os canais de diálogo com o setor produtivo, o comércio e o de serviços, para amplificar a oferta de vagas. Além de oferecer condições diferenciadas de atendimento, espaço adequado para processos seletivos e uma forte ação de divulgação das vagas existentes. “E ainda temos o PROMPE, o Programa Municipal do Primeiro Emprego, que garante incentivo para contratação de jovens sem experiência no mercado de trabalho e as ações itinerantes que nossa administração tem feito, para favorecer quem busca uma nova oportunidade de emprego”, falou a prefeita que aponta como grande diferencial a qualidade da mão-de-obra e o esforço para melhorar ainda mais esse vetor.

Sobre este aumento de vagas, a prefeita entende que depois de dois anos de retração em diversas áreas, alguns setores estão se expandindo, o que gera uma procura bem mais consistente de novos colaboradores. “Além disso, com a diversificação do nosso parque fabril, multiplicam-se as oportunidades de emprego também em novas linhas e processos. Por isso, temos insistido tanto na atração de novos empreendimentos”, avalia Elizabeth que salienta que tanto pelo fortalecimento de uma cadeia produtiva, ou preparando uma nova, abre-se a oportunidade de transformação de dezenas de milhares de vidas.