Correio dos Campos

Comboio da Saúde promove exames de Catarata em Ponta Grossa na próxima semana

Duzentas pessoas serão atendidas pela ação nos dias 13 e 14 de junho
9 de junho de 2022 às 09:16

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, em parceria com o Governo do Paraná, recebe , nos dias 13 e 14 de junho, o Comboio da Saúde, iniciativa destinada à realização de exames de Catarata no estado. A ação acontece no estacionamento da Biblioteca Municipal Bruno Enei e é direcionado para pessoas que já se encontram inseridas no sistema de espera de exames e consultas da Fundação Municipal de Saúde. Ao todo, serão disponibilizadas 200 vagas nesta edição.

“A realização desta ação é de extrema importância para que possamos avançar no atendimento da comunidade, que aguarda há tempos a realização dos exames necessários para o encaminhamento das cirurgias de Catarata. Fico muito feliz em podermos realizar esse evento com o suporte do Governo do Estado do Paraná e a parceria imprescindível do governador Ratinho Jr. Tenho certeza de que essa iniciativa irá trazer vida nova para várias famílias da nossa cidade”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com o presidente interino da Fundação Municipal de Saúde, Gustavo da Matta, as equipes da unidades de saúde entrarão em contato com os cidadãos aptos a participarem do Comboio no decorrer dos próximos dias. “A seleção das pessoas que poderão participar da ação acontece de acordo com a colocação já disponível no sistema de listas de espera da Fundação Municipal de Saúde. O contato será feito pelos agentes das Unidades de Saúde inicialmente por telefone, por isso aproveitamos para reforçar a importância de os cidadãos manterem seus cadastros junto ao Município atualizados. A partir deste contato, será marcado o dia e horário para a realização dos exames no comboio. Após os exames, caso não haja nenhum impedimento, a pessoa já receberá uma data para a realização da cirurgia”, explica.

Segundo o chefe da 3ª Regional de Ponta Grossa, Robson Xavier, essa será a segunda etapa do Comboio da Saúde na região, sendo exclusiva para o Município de Ponta Grossa.

“A determinação do nosso Governador Ratinho Júnior é de acelerar os exames e consultas que antecedem a cirurgia oftalmológica, ofertando atendimento regionalizado e descentralizado. Além disso, a estratégia garante um encaminhamento mais ágil, possibilitando a diminuição das filas de espera por cirurgias eletivas no Paraná”, finaliza.