Correio dos Campos

Campanha alerta sobre importância de limpeza de terrenos

9 de junho de 2022 às 14:22

COM ASSESSORIAS – Conscientizar a população sobre a importância de manter os terrenos e os passeios limpos. Este é o objetivo do Dia “D Limpeza”, campanha desenvolvida pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que será lançada nesta sexta-feira (10), a partir das 13 horas, no Terminal Central. A atividade será coordenada pelo Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, e terá neste primeiro momento uma panfletagem com o objetivo de reforçar as informações sobre a limpeza dos lotes e os canais de denúncia.

“Terreno sujo é um problema! Um problema para o proprietário e para os vizinhos. E como a única solução é fazer a limpeza do terreno, estamos com esta campanha que visa conscientizar a população”, destaca o secretário de Meio Ambiente, André Pitela.

No caso de terrenos abandonados e que estão gerando transtornos para a comunidade, as denúncias podem ser feitas via 156 e Ouvidoria. “Também estaremos frequentemente em diferentes pontos da cidade para ouvir os moradores e também fazer a notificação dos lotes e casas que estão abandonadas”, enfatiza Lana de Cassia Ferreira, diretora do Departamento de Fiscalização.

Saúde e segurança

A saúde pública é um dos primeiros e mais importantes motivos para fazer a limpeza do terreno. O acúmulo de mato e entulho é o esconderijo perfeito para animais peçonhentos e perigosos, como cobras, aranhas e escorpião.

Isso sem falar que a sujeira do terreno também ajuda a atrair ratos. Além disso, existe o perigo gerado pela água parada, o criadouro ideal para o mosquito da dengue.

Um terreno sujo também é sinal de perigo no que diz respeito à segurança. O mato alto e o entulho podem servir de esconderijo para criminosos e se tornar ponto de uso de drogas.

ORIENTAÇÃO

População deve ter cuidado ao fazer limpeza de terrenos

Pensando no bem estar da população, o Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental reforça alguns cuidados que as pessoas devem ter na hora de fazer a limpeza dos terrenos.

A indicação é de que sempre que for fazer a limpeza de um terreno use roupas adequadas para a proteção e segurança. Isso inclui botas de borracha, calça e camisa de manga comprida, luvas e óculos de proteção. A recomendação evita que você se machuque com pedaços de pedra e entulho, além de ajudar a evitar o incômodo com insetos.

Por segurança, sempre é melhor começar a limpeza do terreno eliminando o mato alto. Dessa forma você terá como enxergar melhor as condições do terreno e os riscos que ele oferece.

A próxima etapa é remover todo o entulho. Dependendo do tamanho do terreno e da quantidade de entulho talvez seja necessário contratar o serviço de máquinas para realizar o trabalho.

Importante lembrar que o entulho retirado do terreno não pode ser jogado em qualquer lugar. É preciso contratar caçambas de empresas que fazem o descarte nos locais corretos.

QUEIMADAS

Um alerta é que a prática de queimadas também é proibida pela Lei Municipal n°14085/2018 e a multa pelo descumprimento pode chegar a até R$10 milhões.