Correio dos Campos

Prefeitura investe mais R$ 165 mil em cursos pelo Senac

17 oportunidades de qualificação profissional serão ofertadas gratuitamente para a população
8 de junho de 2022 às 09:42

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa firmou, nesta terça-feira (7), uma parceria para este ano, que vai oferecer mais 17 cursos de qualificação profissional, pelo Senac Ponta Grossa. Mais de R$ 165 mil serão investidos em 13 cursos e mais quatro serão ofertados, sem custo, pelo Senac. Formandas do curso de operador de caixa receberam, no evento, das mãos da prefeita Elizabeth Schmidt o certificado de conclusão da capacitação.

De acordo com o contrato firmado, serão ofertados os cursos de Técnicas de Serviços de Cozinha, Serviços de Cozinha, Técnicas de Confeitaria, Técnicas de Zeladoria, Organização de Almoxarifado e Estoque, Introdução à Informática com Internet, Serviços Básicos em Açougue, Elaboração de Cardápios: Planejamento e Precificação, Serviços de Panificação, Rotinas de Pessoal e Práticas Administrativas. Alguns destes títulos serão oferecidos mais de uma vez.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, Ponta Grossa necessita qualificar sua mão de obra com urgência. A prefeita destaca que muitas oportunidades de trabalho estão sendo abertas e para os próximos meses, mais vagas serão disponibilizadas. “Ponta Grossa deve se preparar para atender a demanda, pois estamos em um momento de crescimento, somos o 2º melhor saldo de emprego do interior do estado e o 5º lugar no Paraná”, disse Elizabeth.

Solange Aparecida tem 53 anos, e é moradora do Núcleo Santa Barbara, em Oficinas. Ela conta que já trabalhou como operadora de caixa, porém o curso foi uma atualização de seus conhecimentos para retornar ao mercado de trabalho. “Agora é tudo diferente, informatizado, não como da época que eu trabalhei na função. Teria muita dificuldade para me adaptar se não passasse pelo curso antes. Agora me sinto confiante para encarar o mercado de trabalho”, comenta.

Vanderleia Aparecida Machado Ferreira mora na região da Chapada e tem 33 anos. Segundo ela, que atuava no setor de vendas, o interesse em fazer o curso de operador de caixa foi de se relocar no mercado de trabalho, através de uma nova qualificação. “Entendi que era o momento de me qualificar novamente. O curso me preparou na questão de relacionamento humano, entre outros fatores, que eu já tinha esquecido, por estar longe do mercado de trabalho por um tempo”.

Sidinei Lopes de Oliveira, diretor regional do Senac, comenta que a Prefeitura de Ponta Grossa têm uma parceria de longa data com o Senac e foi se intensificando com o passar do tempo. O diretor relata que o objetivo é intensificar a oferta de cursos, especialmente que chegarem gratuitamente para a população que eventualmente não tenham recursos para o pagamento. “A parceria visa principalmente a empregabilidade das pessoas, como também, em alguns cursos, até prepara para que o munícipe monte o seu próprio negócio. Este é o principal propósito, gerar renda, seja ele como empregado, seja ele como um empreendedor”, disse o representante do Senac.

O secretário José Carlos Loureiro Neto aponta que cerca de 30% das vagas disponibilizadas pela Agência do Trabalhador não são preenchidas por falta de qualificação dos candidatos. Ele salienta que parcerias com o Senac e Senai, por exemplo, oportunizam um preparo direcionado para o mercado de trabalho, da maneira esperada pelo comércio e pelas indústrias. “Temos a certeza que a formação adquirida nestes cursos, garante, além do emprego para quem fez o curso, a satisfação por parte do contratante”, finaliza.