Correio dos Campos

Com incentivo aos jogos colaborativos, alunos do Sepam aprendem na prática lógica do ganha-ganha

A iniciativa faz parte do programa Líder em Mim, que tem como um dos objetivos instigar o protagonismo estudantil
3 de junho de 2022 às 08:47
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Pontagrossense Sepam desenvolveram, ao longo do primeiro trimestre do ano letivo, jogos colaborativos para serem praticados em grupos na sala de aula. A proposta surgiu dentro das atividades do programa Líder em Mim, promovido pela instituição, e integrou o conteúdo de Educação Física, contando com a coordenação dos professores.

O intuito da ação foi propiciar que os estudantes experimentassem na prática a lógica ganha-ganha, um dos hábitos reforçados pelo Líder em Mim. Para que a atividade fosse desenvolvida, os professores de Educação Física propuseram aos alunos a iniciativa de desenvolverem jogos e dinâmicas que, para serem cumpridas, precisavam do auxílio de cada integrante do grupo.

Algumas das atividades desenvolvidas foram: o piloto e o avião, não deixe a bola cair, telefone sem fio, caneta na garrafa, circuito, vôlei infinito e nó humano. Segundo a professora Ana Rosely Yamamoto, que coordena as ações do Líder em Mim junto aos docentes, a intenção de incentivar os alunos a desenvolverem os jogos colaborativos foi a de mostrar que há situações em que todos podem ganhar, sem ser necessária a figura de um perdedor.

“As crianças precisam enxergar que nem tudo é competição e nem sempre um perde e o outro vence. Os jogos idealizados pelos alunos desenvolvem habilidades de cooperação, de interação, de depender do outro para chegar a um resultado positivo ao mesmo tempo em que ressaltam os pontos fortes de cada um da equipe”, destaca a professora.

A aluna do 9º ano, Clarissa Arruda, 13 anos, é uma das que participou do desenvolvimento dos jogos colaborativos. Conforme a estudante, a atividade lhe auxiliou a observar, na prática, o valor do trabalho em equipe. “Meu grupo participou de um desafio em que todos precisavam estar em um círculo e não podíamos deixar a bola cair. Achei legal porque foi uma ação bem dinâmica que me ajudou a ver a importância de cada um do grupo e também o papel fundamental da liderança”, explica Clarissa.

Líder em Mim

Assim como o desenvolvimento dos jogos colaborativos, outras atividades foram idealizadas no Colégio como parte do Líder em Mim, programa de educação socioemocional focado em promover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes. As atividades contemplam as turmas do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) do Colégio, atingindo alunos de 6 a 14 anos de idade. Dentro da atuação do programa, os estudantes participam de dinâmicas que desenvolvem a autoestima e o autoconhecimento para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.

O Líder em Mim foi criado nos Estados Unidos, com base nos estudos de doutorado de Stephen Covey. O autor salienta que os sete hábitos das pessoas altamente eficazes são: ser proativo, ter um objetivo em mente, fazer primeiro o mais importante, desenvolver a lógica ganha-ganha, ter empatia, praticar a sinergia e prezar pela autorrenovação.

No Sepam, algumas ações sociais desenvolvidas que buscaram incentivar o protagonismo estudantil foram a coleta de tampinhas e agasalhos para doações a entidades beneficentes; arrecadação e lavagem de caixas de leite longa vida, que foram destinadas posteriormente ao Brasil sem Frestas, projeto que utiliza os materiais para revestir as casas de pessoas que vivem em regiões precárias.

Além de reforçar a importância da liderança nas questões socioambientais, o Líder em Mim também busca salientar os pontos fortes e as habilidades de cada aluno, a fim de que se sintam valorizados. Uma das ações realizadas com esse intuito foi uma proposta para que os alunos analisassem o filme Divertidamente sob a perspectiva do que poderiam fazer quando estivessem irritados ou calmos e quais as consequências de cada ato.

A estudante do 9º ano, Ana Clara Bendix, 14 anos, é uma das que participou das dinâmicas e afirma ter olhado melhor para si com o desenvolvimento do programa. “Aprendi a agir melhor em grupo e entender que não dá para cada um fazer do seu jeito, estou buscando desenvolver mais ideias e me entender melhor. Uma das ações que gostei foi uma que a professora pediu que os alunos fechassem os olhos e pensassem sobre o futuro. Aquilo foi importante para eu refletir sobre mim, sobre o que eu quero”, sustenta a adolescente.

No primeiro trimestre de 2022, os estudantes fizeram uma eleição de líderes a fim de auxiliar nas atividades ao longo do ano. As lideranças eleitas compõem as áreas cultural, pedagógica e esportiva. O intuito, segundo a professora Ana Rosely, é permitir que os alunos desenvolvam cada vez mais o fortalecimento das relações humanas baseadas no respeito, empatia, em saber ouvir o outro e na valorização da autoestima.

“O Líder em Mim tem o intuito de promover uma mudança de atitudes entre os alunos. Isso é para que eles parem de pensar somente em si e observem também o outro, ao mesmo tempo que prezam também pela autoestima. Queremos que eles tenham proatividade para alcançar objetivos importantes, que sejam mais organizados com as demandas do dia a dia e que busquem chegar a um equilíbrio, dosando o que é mais importante, sem deixar de lado aquilo que gostam de fazer”, finaliza a docente.