Correio dos Campos

7º Encontro Paranaense de Bibliotecários inicia na quarta-feira

Evento marca o retorno presencial dos eventos de biblioteconomia no Brasil
24 de maio de 2022 às 09:00

COM ASSESSORIAS – Inicia nesta quarta-feira (25), o 7º Encontro Paranaense de Bibliotecários e I Encontro Sul-brasileiro de Bibliotecários, evento promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Biblioteca Municipal Bruno Enei com presença de quase 100 participantes de todo Brasil.

Patrocinado pelo Barbur Plaza Hotel, através da Lei Municipal de Incentivo a Grandes Eventos, o encontro estava marcado para acontecer presencialmente em 2020, entretanto foi adiado pela pandemia de Covid-19.

Neste ano, a atividade tem o tema “Bibliotecário e Mudança Social” e vai debater o papel fundamental do profissional na sociedade com cinco palestrantes de renome e que vão falar sobre a importância das bibliotecas, a responsabilidade social do bibliotecário e o empreendedorismo no setor.

Maria Lúcia Madruga, uma das organizadoras da atividade, comemora a edição deste ano. “Para nós, bibliotecários, é muito importante trocar ideias, aprimorar conhecimento e, claro, debater nosso setor que é muito importante para toda a sociedade”.

Quem vem a Ponta Grossa para participar do evento é o bibliotecário, Elias Santana Gutemberg, de São Luís do Maranhão. “Resolvi participar pelo networking, informação e conhecer o pensamento de outros profissionais da área. A minha expectativa principal é cumprir com os itens que me levaram a participar”, comenta.

Além das palestras, os participantes podem conhecer o Buraco do Padre, incluso no combo I e II, o que está gerando expectativa dos participantes, como o próprio Elias: “Espero que seja agradável, tranquilo pra termos contato com a natureza e pessoas”.

Pela primeira vez na cidade-sede do Encontro, ele comenta que ao saber do evento já fez pesquisa sobre Ponta Grossa e conheceu os atrativos turísticos locais, as opções de entretenimento e se encantou.

Para Álvaro Fernandes Dias Filho, gestor do Buraco do Padre, é sempre positivo que pessoas das mais diversas partes do Brasil conheçam o Buraco do Padre e levem para as suas localidades as melhores impressões sobre o turismo regional dos Campos Gerais. “Sem dúvidas isso contribui para alcançarmos os nossos objetivos e vindo a partir de um evento estadual é um indicativo de que todos os agentes do trade estão em sintonia”.

O evento

A abertura do 7º Encontro Paranaense de Bibliotecários e I Encontro Sul-Brasileiro de Bibliotecários está marcado para a quarta-feira às 18h, no grande auditório da UEPG campus central, com credenciamento e entrega do material, composição da mesa de autoridades, apresentação cultural e a palestra “Se as bibliotecas soubessem do que elas são capazes” de Ignácio de Loyola Lopes Brandão, ocupante da Cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras.

Na quinta-feira, o evento tem atividades o dia todo com palestras na manhã, tarde e noite, todas no grande auditório da UEPG Campus Central. Na atividade, também haverá um estande com livros da Editora Monstro dos Mares.

Na sexta durante a manhã e tarde serão feitas as visitas ao Buraco do Padre e à noite acontece a palestra de encerramento com Cristian Brayner, Doutor em Literatura e Práticas Sociais, que aborda “As bibliotecas como espaços de defesa dos direitos humanos” no Barbur Plaza Hotel.

Palestrantes

Entre os palestrantes da edição deste ano estão: Ignácio de Loyola Lopes Brandão, um romancista, colunista e jornalista que faz parte da Academia Brasileira de Letras, cadeira de número 11.

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro do ECA/USP, graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1977). Ele tem mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP (1985), doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Loughborough University of Technology (Inglaterra) e Universidad Carlos III de Madrid (Espanha).

Nelson Oliveira da Silva é Bibliotecário formado pela UFRGS. Tem experiência em Biblioteca Universitária com a implantação e treinamento de sistemas de automação de bibliotecas. Trabalha com consultoria desde 2005. É moderador e gestor de conteúdo do grupo de mensagens e site.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior da UNESP é doutor e mestre em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP, graduado em Biblioteconomia e Documentação pela FESPSP. Docente do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina. É autor de diversos livros. Foi professor no Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP por mais de dez anos. Atuou também na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, na Secretaria de Estado da Fazenda de São Paulo e, como autônomo, em outros espaços.

Cristian Breyner é graduado em Direito, Filosofia, Biblioteconomia, Tradução e Letras (Língua e Literatura Francesas), é mestre em Ciência da Informação e doutor em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília. Venceu com sua dissertação de mestrado o Concurso Latino Americano de Investigación em Bibliotecología, Documentación, Archivistica y Museología Fernando Báez (Eudeba, 2008) e o seu doutorado lhe garantiu o Prêmio Casa de las Américas com a obra “Devotos e Devassos: representação dos padres e beatas na literatura anticlerical brasileira” (Edusp, 2014).

Ainda no evento haverá uma reunião técnica apenas para diretores de bibliotecas.

Organizadores, patrocinador e apoiadores

O 7º Encontro Paranaense de Bibliotecários e Encontro Sul Brasileiro de Bibliotecários é realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei. Possui patrocínio do Barbur Plaza Hotel através da Lei Municipal de Incentivo a Grandes Eventos com Fluxo Turístico em Ponta Grossa (nº12.066/14).

Entre os apoiadores estão a Fundação de Cultura de Ponta Grossa Sepam Colégio, Viação Iapó, GGL Móveis de Aço – Ponta Grossa, Bibliotheca, FAUEPG, Senac, Associação Bibliotecária do Paraná, Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª Região e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau.

Serviço:

VI Encontro Paranaense de Bibliotecários

Data: 25 a 27 de maio de 2022

Realização: UEPG e Biblioteca Pública Bruno Enei

Valor da inscrição: R$70

Inscrições: www.encontroprbibliotecarios.com.br