Correio dos Campos

Museu Cenas de Ponta Grossa realiza atividades gratuitas na Semana Nacional de Museus

16 de maio de 2022 às 14:02
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Entre os dias 16 e 18 de maio, O Museu Cenas de Ponta Grossa oferece três atividades ao público dentro da programação da 20ª Semana Nacional de Museus. O evento, promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), discute em 2022 o tema ‘O Poder dos Museus’, em busca de mostrar o papel destas instituições como espaços de expansão de ideias e transformação social.

Na segunda-feira, 16, a partir das 10h, o Museu Cenas abre a exposição virtual ‘A memória através do tempo: o poder do registro fotográfico’. A mostra reúne fotos que ajudam a contar a história dos quase 200 anos de Ponta Grossa, a partir do acervo do museu, com um olhar especial para as pessoas. Com imagens inéditas ao público, a exposição tem curadoria de Rafaela Prestes, pesquisa histórica de Vitória Gabriela e revisão de Fábio Holzmann Maia.

Já no dia 17, terça-feira, o Museu Cenas realiza uma ação educativa intitulada ‘Cenas do Guaragi: Memórias de uma Comunidade’, com a participação de moradores do distrito. A roda de conversa vai instigar os participantes a rememorarem suas histórias a partir de fotografias familiares, fazendo um paralelo com o desenvolvimento do distrito e sua construção coletiva. O encontro acontece no Restaurante Saborear, em Guaragi, a partir das 13h, e é aberta a qualquer interessado.

A programação encerra com uma mesa redonda na quarta-feira, 18, com a participação de pesquisadores e entusiastas da história de Ponta Grossa comentando imagens (do acervo do museu e de seus acervos pessoais) que retratam a história da cidade. Os convidados são Elizabeth Johansen, Isolde Maria Waldmann e Osmar Weiss, com mediação do historiador Fábio Holzmann Maia. O evento ocorre no auditório do Sesc Estação Saudade, a partir das 19h, com entrada gratuita. As inscrições serão realizadas na hora e haverá emissão de certificado aos participantes.

O Museu

O Museu Cenas de Ponta Grossa é um museu virtual que disponibiliza fotos de Ponta Grossa oriundas de diversos acervos públicos e particulares. O objetivo é reunir em um mesmo espaço fotografias das mais variadas épocas que retratam a história da cidade. Atualmente já são mais de 2 mil fotografias disponíveis ao público.

O diferencial do Museu Cenas é o seu caráter colaborativo. Assim, qualquer pessoa disposta a contribuir com o acervo pode enviar suas fotos para a equipe do museu, que realiza a triagem, catalogação dos arquivos e publicação no site. A iniciativa é da ABC Projetos Culturais em parceria com a Estratégia Projetos Criativos, conta com o apoio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC) e tem o patrocínio do Sicredi. Conheça mais em www.museucenas.com.br.