Correio dos Campos

Doutores Palhaços firmam parceira para retorno ao Humai

É avaliado, também, o início das intervenções do SOS Alegria no HU
2 de Maio de 2022 às 19:10
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na última semana, a Organização Não Governamental Doutores Palhaços – SOS Alegria, esteve em reunião com a direção do Hospital Regional Universitário (HU) para firmar parceria de retorno do trabalho no Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai). A intervenções no ambiente do antigo Hospital Municipal da Criança ocorreram de 2008, espaço este que deu início a ONG, até 2020, com as medidas restritivas da pandemia da covid-19.

De acordo com a coordenadora artística da ONG, Micheli Vaz, a reunião aconteceu para organizar o retorno dos atendimentos aos pacientes, iniciando por visitas técnicas para acompanhar o funcionamento do hospital, para então avaliar e propor uma sistemática de trabalho, considerando a mudança na administração no espaço. Segundo ela, a equipe precisa se ambientar a esta nova gestão do hospital, e entender como serão feitas as intervenções de modo a auxiliar as crianças que estiverem no local. “O passo seguinte será nos apresentarmos aos profissionais, falando um pouco do nosso histórico e do formato do trabalho, para que ocorra uma sinergia positiva entre as equipes do hospital com as equipes do SOS Alegria”, ressalta Micheli.

Ines Chuy Lopes, diretora da Seção Técnica Assistencial e presidente do Grupo Técnico de Humanização (GTH) do HU, sendo uma das responsáveis pela administração do Humai, relata que os Doutores Palhaços – SOS Alegria já realizavam um trabalho muito importante no antigo Hospital da Criança, antes da pandemia. “O riso, a alegria, energia e alto astral que eles trazem é curativo, tanto para os pacientes, quanto para os acompanhantes e também muito importante para as equipes que trabalham no hospital e que vivenciam dias muito tensos, de muito trabalho e também é de uma questão muito difícil, que é lidar com a doença e com o sofrimento do outro”, comenta.

A diretora ressalta que já faz um tempo que o HU está em contato com os diretores da instituição e que na reunião realizada no final da última semana, a parceria foi firmada. “Vamos começar as aproximações primeiro com os funcionários com chefias e logo também com os pacientes. Será iniciado pelo hospital materno infantil, até pela característica de ser com crianças e logo vai sendo ampliado para os outros setores do Hospital Universitário”, finaliza Inês.

O trabalho dos Doutores Palhaços – SOS Alegria nos espaços de saúde faz parte do Projeto Doses de Sorriso 1ª Edição, que foi aprovado pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, através da Lei Rouanet, com o PRONAC 182738 e com o apoio da Agrocete Indústria de Fertilizantes Ltda. e do Banco Paccar S/A.