Correio dos Campos

Escolas estaduais de Ponta Grossa recebem palestra sobre história do comércio local

26 de abril de 2022 às 17:57
Fachada da sede social da ACIPG, com faixa de comemoração aos 75 anos de associação, em 1997. Acervo da Associação Comercial Industrial de Ponta Grossa. Autor desconhecido. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Os alunos dos colégios estaduais Espírito Santo e Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez vão conhecer um pouco mais sobre a história do comércio local na palestra “Desenvolvimento de Ponta Grossa pela perspectiva comercial e econômica”. Ministrada pelo jornalista e escritor Diego Antonelli nesta quarta-feira, 27, a ação tem o intuito de promover para os estudantes o conhecimento sobre a trajetória econômica do município no último século.

A palestra faz parte do projeto “Do Centro Commercio e Indústria à ACIPG: um século de história” aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, coordenado pela ABC Projetos Culturais, com patrocínio de AP Winner, Supermercados Tozetto, Engie, Caminhos do Paraná e Colégios Sepam.

A ação é gratuita e irá tratar de como a cidade se desenvolveu com o tempo e de que maneira o comércio e a indústria influenciaram diretamente nesse processo. Além disso, também será abordado como o desenvolvimento econômico colaborou para moldar a realidade atual do município.

Para o palestrante, o evento é uma oportunidade dos jovens ponta-grossenses conhecerem mais sobre o passado da cidade e contribuírem para a construção de um futuro melhor. “Para podermos entender o presente e podermos projetar ações futuras, é imprescindível compreendermos os passos que nos levaram a realidade atual. Ou seja, é fundamental compreender o nosso passado e percebermos o quanto o município evoluiu no decorrer do tempo e o que ainda pode ser implementado para continuar crescendo econômica e socialmente”, afirma.

Diego Antonelli é formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e mestre em Comunicação. Atuou como repórter dos jornais Diário da Manhã e Jornal da Manhã e respondeu pela editoria Vida e Cidadania do jornal Gazeta do Povo. É autor dos livro-reportagens “Em domínio Russo”, “Paraná – uma história” e organizador do livro “Vindas – Memórias da Imigração”.

Livro

As palestras fazem parte da contrapartida social do projeto “Do Centro Commercio e Indústria à ACIPG: um século de história”, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto irá lançar um livro de mesmo nome, de autoria de Diego Antonelli e Alessandra Bucholdz, contando sobre os 100 anos da associação que representa o comércio ponta-grossense.

A obra, que tem previsão de lançamento para final de maio, retrata os principais episódios e eventos que marcaram a história da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG) – passando por ações políticas, sociais e econômicas.

A produção do livro contou com uma ampla equipe de pesquisa, que leu e analisou todas as atas da instituição nesses 100 anos de existência e realizou uma curadoria de mais de 60 fotos históricas de Ponta Grossa. O lançamento faz parte dos eventos de comemoração do centenário da ACIPG.