Correio dos Campos

Curso de Arbitragem em Atletismo acontece em maio

Objetivo é capacitar acadêmicos de Educação Física e a comunidade em geral, para que estejam preparados para retomada dos eventos esportivos
18 de abril de 2022 às 14:29
Claudia Schneck será a palestrante. Ela é árbitra internacional, atuante em competições como Jogos Olímpicos e Paralímpicos (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O 2º Curso de Arbitragem de Atletismo, promovido pela Cavali Pró Eventos, já tem data marcada. Será realizado em Ponta Grossa, no Campus da Unicesumar, nos dias 13, 14 e 15 de maio. As aulas serão ministradas pela árbitra internacional Claudia Schneck de Jesus, atuante em competições internacionais como Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Segundo a organizadora do evento, Denise Martins, o curso é homologado pela Federação de Atletismo do Paraná, filiada à Confederação Brasileira de Atletismo, e tem como público, principalmente, profissionais e acadêmicos do curso de Educação Física e também a comunidade em geral, que tenha interesse em obter conhecimentos sobre a modalidade e também atuar na área, em eventos oficiais ou eventos da modalidade em geral. “O curso traz a possibilidade de formação profissional de árbitros oficiais da Confederação Brasileira de Atletismo, e é importante que o mercado esportivo esteja preparado para esta retomada total das competições, depois do período de pandemia, em que muitas competições foram sendo adiadas”, enfatiza.

O investimento para o curso é de R$ 100 e o formulário de inscrição pode ser solicitado pelos whatsapp 99928-6176 ou 98813-7746. Em 2019 a Cavali realizou a primeira edição do curso, em que foram capacitados 38 novos árbitros. De acordo com Kleber Cavali, idealizador do evento, o atletismo é um esporte que oferece uma grande diversidade de modalidades. “Além das corridas de rua, que são as mais frequentes, ainda há corridas em montanhas, cross country, também em alta nos últimos tempos, corridas com obstáculos, provas de pista de atletismo, enfim, a gama de atuação é imensa, e a demanda por profissionais é imediata”, contabiliza Kleber, complementando que tanto para a realização de provas de pista quanto maratonas, para que sejam consideradas oficiais, é necessário a atuação de árbitros federados, com certificados reconhecidos. “Para atender esta demanda, estamos oportunizando essa formação de profissionais que possam atuar de forma segura e com conhecimento”, enfatiza.

O curso será ministrado no dia 13 de maio, das 18 às 22 horas, no dia 14, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas e ainda no dia 15 de maio, das 8 às 12 horas com total de 16 horas de duração. Posteriormente ainda serão computadas horas práticas que os cursistas atuarão para a formação totalizando 24 horas. As vagas são limitadas.