Correio dos Campos

Prefeitura substitui pontilhões de madeira em comunidades de PG

Nesta quinta (14) foi entregue uma nova estrutura para moradores da Vila Francelina
14 de abril de 2022 às 18:48

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa está realizando a manutenção e entregando novos pontilhões de madeira para melhorar a segurança da travessia dos moradores em diversos pontos do município. Nesta quinta (14) a Prefeitura entregou um novo pontilhão aos moradores da Vila Francelina, na Rua Guilherme Scheifer. A nova ponte dá acesso a diversas residências, com suporte inclusive para a passagem de pequenos veículos.

Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, são contabilizadas atualmente 35 pontes e pontilhões situados em zona rural e zona urbana. Desde o início de 2022 a Secretaria já verificou a necessidade de manutenção e realizou os trabalhos necessários em nove pontes e pontilhões semelhantes à que foi substituída na Vila Francelina.

A solicitação de verificação foi feita para a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e atendida rapidamente, uma vez que a SMSP verificou que a manutenção básica não seria suficiente para manter condições seguras para a passagem dos moradores da comunidade e decidiu pela troca total da estrutura. A verificação do local foi feita na terça (12) e a interdição foi realizada já no dia seguinte para que uma nova ponte fosse construída, pois a anterior mostrava sinais de comprometimento.

Foram trocadas tanto as 120 pranchas – parte mais visível da ponte – quanto a parte estrutural, incluindo as travessas. Também foi realizados trabalhos complementares para o uso da passagem, com carga de cascalho nas cabeceiras. No total, o valor investido foi de aproximadamente R$ 9 mil.

“Em análise, verificamos que seria necessário trocar todo o madeiramento. Começamos os trabalhos nesta quinta e já na sexta finalizamos os trabalhos, felizmente, graças ao bom tempo e ao comprometimento dos funcionários da Secretaria”, comenta o secretário municipal de Serviços Públicos, Eduardo Marques. O uso da ponte já foi liberado para os moradores.