Correio dos Campos

Vencimento da cota única, 1ª e 2ª parcela do IPTU é alterado para 29 de abril

30 de março de 2022 às 18:25

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa prorroga para 29 de abril, o vencimento para pagamento do IPTU 2022 para a cota única com desconto, para a 1ª e para a 2ª parcela. A medida acontece em decorrência do atraso na entrega dos carnês pela empresa licitada. A entrega dos carnês está programada para acontecer na próxima semana.

De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, seguindo a programação da Prefeitura, a empresa licitada deveria ter entregado os carnês no dia 20 de fevereiro. No entanto, mesmo sendo constantemente notificada por e-mail e por telefone, a entrega não foi efetuada. “A gráfica garantiu que os carnês serão entregues na próxima semana, para que a distribuição aconteça pelos Correios”, comenta Cláudio Grokoviski, responsável pela Pasta.

O secretário comenta, ainda, que mesmo com a data retroativa de vencimento nos carnês, a Prefeitura já orientou as instituições bancárias para que concedam o desconto no pagamento da cota única, em acordo com a regulamentação vigente, bem como, que não sejam cobrados juros e multa do contribuinte que pagar a 1ª e a 2ª parcela até o dia 29 de abril. “O contribuinte não será prejudicado com o atraso na entrega dos carnês. No entanto, lembro que o acesso ao código de barras para o pagamento on-line pode ser efetuado pelo site da Prefeitura, que está funcionando normalmente há mais de 40 dias”, explica.

Grokoviski comenta que até o momento a partir da emissão do boleto pela internet, 20.215 cadastros quitaram a 1ª parcela, enquanto 27.380 já pagaram com desconto a cota única. Dessa forma, 47.595 contribuintes já utilizaram o serviço on-line para acertar o IPTU com o Município. “Tivemos uma maior adesão no pagamento on-line neste ano, considerando que em 2021, apenas 7.116 cadastros efetuaram a baixa do boleto pela internet. Com quase 40 mil contribuintes a mais que no ano passado”, relata.

Em 2021, a Prefeitura contava com 165.978 contribuintes cadastrados, com isso, estimava-se uma receita de R$ 142.999.956,56. Enquanto em 2022, conta com 175.941 cadastros de contribuintes, que representa uma estimativa de arrecadação de R$ 158.954.604,18 com IPTU e Taxa de Lixo.

Em virtude disso, a Prefeitura elucida também que o atraso nos carnês impressos do IPTU não gera quaisquer impactos negativos para a arrecadação do Município e o cumprimento dos compromissos da Prefeitura.

O Município informa também que devido ao atraso dos carnês impressos pela gráfica contratada, a Prefeitura já toma as medidas cabíveis, para cumprimento do contrato.