Correio dos Campos

Encontro de Salas do Empreendedor nos Cras capacita servidores

Evento também comemorou conquista de Prêmio Gestor Público Paraná
21 de março de 2022 às 15:25

Encontro de Salas do Empreendedor nos Cras capacita servidores

Evento também comemorou conquista de Prêmio Gestor Público Paraná

por Assessoria

Na última sexta-feira (18), a Prefeitura de Ponta Grossa realizou o 1º Encontro de Salas do Empreendedor nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Além de capacitar os servidores municipais envolvidos no projeto ‘De Informal a Empresário Legal’, com a equipe toda reunida, aproveitou-se o evento para celebrar a conquista do Prêmio Gestor Público, recebido pelo Município, em 2021, pela iniciativa.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, receber o Prêmio Gestor Público Paraná demonstra que a iniciativa está no caminho certo, pela prioridade dada ao interesse público em ampliar um serviço, de forma a dar oportunidade para pessoas que teriam mais dificuldades de acesso. “O Prêmio chama-se Gestor público, mas o troféu é de todos nós, pois cada um é parte integrante deste grande Programa”, disse Elizabeth.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, destaca que a Sala do Empreendedor nos CRAS é uma política pública única e pioneira no Brasil, que se destaca por disponibilizar serviços de orientação e apoio ao futuro empreendedor nos CRAS e promover a emancipação cidadã. “É um Programa feito de pessoas para pessoas, com o compromisso de construir uma cidade inclusiva, acolhedora, sustentável, economicamente fértil e humana”, ressalta Tônia, que comentou que o treinamento serviu para atualizar 85 servidores de 10 CRAS e garantir, ainda mais qualidade ao serviço.

De acordo com a presidente da FASPG, Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira, a integração entre as Pastas da Prefeitura é importante, pois reflete em um melhor serviço prestado ao munícipe. “Atendemos um público que necessita não apenas do apoio material, mas também de orientações para buscarem meios para conseguir um emprego ou até mesmo ter o próprio negócio. Em virtude disso, informações sobre abertura de empresas e o auxílio na formalização, facilita o acesso das pessoas menos favorecidas ao empreendedorismo e a autossuficiência financeira”, finaliza Vinya, que salienta a importância desta parceria e o sucesso do projeto.

Sobre o Programa de ‘De Informal a Empresário legal’

A iniciativa foi instituída através de decreto municipal, em 2019, e acontece através da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, em parceria com a Fundação de Assistência faltou o acento Social de Ponta Grossa (FASPG), por meio dos CRAS, que são utilizados como pontos de apoio ao atendimento da Sala do Empreendedor para o desenvolvimento de políticas públicas, com foco no desenvolvimento local e por meio da inclusão produtiva. Com o Programa, Ponta Grossa conta com a maior rede de cobertura de Salas do Empreendedor no Paraná, sendo a única cidade brasileira a contar com esta iniciativa.