Correio dos Campos

Deputada Mabel Canto promove ações especiais no mês da mulher

As atividades são variadas, desde cursos preparatórios a projetos de empoderamento da mulher
8 de março de 2022 às 17:56

COM ASSESSORIAS – Em março, denominado Mês da Mulher segundo a Lei Estadual nº 18.488/2015, quando também se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Deputada Estadual Mabel Canto (PSC), promove ações especiais através de seu mandato e da Associação Garagem Mulher. As atividades vão desde cursos profissionalizantes a projetos que tem como objetivo preparar e empoderar as mulheres para o mercado de trabalho e para a vida.

No último sábado (05), Mabel Canto promoveu juntamente com a Associação Garagem Mulher, uma ação no calçadão de Ponta Grossa em alusão ao Dia Internacional da Mulher. No evento, estiveram presentes, a Vereadora Joce Canto (PSC), o ex-prefeito e ex-deputado, Jocelito Canto e voluntárias do projeto.

Projetos de leis

Ainda nesta terça-feira (08), a Deputada Mabel Canto esteve presente na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) dedicada especialmente para tratar de projetos de lei que tratam de direitos das mulheres, onde seis projetos de sua autoria foram aprovados, dos quais se destaca o Projeto de Lei nº 479/2021, que dispõe sobre o acesso à laqueadura voluntária de mulheres.

Segundo o PL, toda pessoa com 25 anos ou mais, ainda que sem filhos, poderá decidir pelo método contraceptivo da esterilização, depois de conscientizada, esclarecida e informada acerca dos métodos contraceptivos menos invasivos, respeitando a Lei Federal nº 9.263/1996, dispensada a anuência do companheiro ou companheira.

Outro ponto em destaque na propositura é permitir a gestante que, já durante o pré-natal, possa decidir fazer a esterilização no momento do parto, desde que, ao longo da gravidez, passe pelo processo de conscientização, esclarecimento e informação acerca da existência de métodos contraceptivos menos invasivos e da irreversibilidade da esterilização, de modo a evitar que muitas mulheres sejam obrigadas a se submeter a uma segunda intervenção cirúrgica.

Para Mabel Canto, ver esse PL sendo aprovado na CCJ no Dia da Mulher é motivo de alegria. “Hoje comemoramos o dia da mulher e todas as conquistas, mas também é um dia de muita luta por mais respeito e direitos às mulheres. Em especial, neste dia, estou muito feliz por conseguir aprovar um projeto de minha autoria que é um pedido de milhares de mulheres paranaenses, que é realizar a laqueadura no mesmo procedimento da cesariana, o que tem sido negado a elas”, disse.

Entre os outros projetos que passaram pela CCJ estão o PL nº 457/2021 que dispõe sobre a violência obstétrica, os direitos da gestante e da parturiente, o PL nº 264/2021 que institui a semana de conscientização sobre o ciclo menstrual, PL nº 93/2021 que cria o selo estadual empresa pela mulher, PL nº 16/2022 que institui o dia de combate ao assédio institucional contra mulheres e o PL nº 9/2021 que altera a Lei nº 19.701, que dispões sobre a violência obstétrica.

Os projetos seguem para outras comissões.

Audiência Pública

No dia 14 de março, segunda-feira, às 9 horas, Mabel promove Audiência Pública sobre Violência Obstétrica na ALEP-PR, com o objetivo de dialogar e debater o assunto com a participação de profissionais da saúde, mulheres que sofreram violência durante o parto, além de outros convidados. A audiência também conta com o apoio da Deputada Cristina Silvestre (CND) e do Deputado Goura (PDT).

Garagem Mulher

Com o apoio de Mabel, vários projetos estão sendo desenvolvidos por meio da Garagem Mulher em prol das mulheres.

No dia 19, sábado, a Garagem Mulher lançará o Primeiro Campeonato Feminino de Futebol Society no Jardim Esplanada, promovendo esporte e interação entre as mulheres da comunidade e região.

Nos dias 22 a 24 de março, a Garagem Mulher promove, em parceria com Mabel Canto, o curso de Fabricação de Doces para Festas que contará com a participação de 15 mulheres na cidade de Imbituva.

O projeto Roda de Gestantes terá uma segunda edição, após conclusão da primeira, realizada no ano de 2021. O lançamento será na segunda-feira (28) com a coordenadora e doula, Mônica Balsano e contará com a participação de 30 gestantes. Se inscreva e participe clicando aqui. (Link para anexo)

Outra oportunidade que conta com o apoio da Deputada Mabel Canto, promovida pela Garagem Mulher, é o curso de Cozinheira Profissional que será ministrado pelo chefe de cozinha Dobis e iniciará nos próximos dias, após a divulgação do resultado de processo seletivo realizado na segunda-feira (07).