Correio dos Campos

Projetos de fomento ao empreendedorismo recebem Selo SESI ODS 2021

Trabalhos desenvolvidos pela equipe da Sala do Empreendedor foram reconhecidos pelo comprometimento com o desenvolvimento sustentável de Ponta Grossa
15 de dezembro de 2021 às 19:07

Trabalho desenvolvido pela equipe da Sala do Empreendedor foi o melhor no estado entre os municípios com mais de 200 mil habitantes este ano
Dois projetos de fomento ao empreendedorismo desenvolvidos pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Agência de Inovação e Desenvolvimento, foram reconhecidos com o Selo Sesi ODS 2021, que reconhece boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O reconhecimento foi garantido pelos projetos:
“De informal a empresário legal”
Criado em 2019, é um programa inovador que tornou o município de Ponta Grossa a maior rede de cobertura de Salas do Empreendedor do Paraná. O foco central deste programa é tornar os CRAS – Centros de Referência de Assistência Social – um partícipe na rede de fomento ao empreendedorismo do município, através da disponibilização de serviços e de apoio ao futuro empreendedor. Dessa forma, Ponta Grossa conta com 11 Salas do Empreendedor, sendo uma avançada na sede da Prefeitura e outras com estrutura básica nos 10 CRAS da cidade. Através do projeto, os serviços da Sala do Empreendedor passam a estar mais perto do público alvo das políticas de enfrentamento à pobreza e, assim, o município possibilita que mais cidadãos formalizem seus negócios e sejam protagonistas através do empreendedorismo.

“Voe Aceleradora de Negócios”
Lançado em 2018, a Voa Aceleradora de Negócios é uma iniciativa pioneira no Paraná, idealizada com objetivo de auxiliar os microempreendedores individuais no processo de crescimento e desenvolvimento do seu negócio, de forma consistente e integrada, com foco no autoconhecimento, capacitação, criatividade e inovação. O programa é ofertado duas vezes ao ano com duração de 4 meses, desenvolvido em 3 etapas. O programa Voe já capacitou mais de 120 MEIs e 12 dessas empresas já migraram da categoria fiscal de MEI para ME.
“Essa é mais uma ação que demonstra nosso comprometimento com o desenvolvimento sustentável de Ponta Grossa. Com a Sala do Empreendedor nos CRAS, a Prefeitura busca alcançar a inclusão produtiva, aproximar os serviços do público alvo, garantir a inclusão previdenciária do trabalhador informal e pequeno empreendedor e ofertar atendimento integrado. Com a VOE, queremos proporcionar aos microempresários uma nova visão do seu negócio através de capacitações, permitindo aos participantes uma reestruturação da empresa através da inovação”, comenta a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação e presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tonia Mansani.

Premiações
“Esses dois projetos reconhecidos com o Selo ODS são apenas alguns dos excelentes e importantes projetos desenvolvidos pela Prefeitura no fortalecimento da política pública de fomento ao empreendedorismo. O Selo é um importante reconhecimento destes projetos que estão transformando a realidade dos pequenos empresários. E esse é o papel do poder público, dar assistência e capacitação para que os empresários prosperem e superem os momentos de dificuldade”, destaca a prefeita, Elizabeth Schmidt.