Correio dos Campos

Semana de Qualificação Profissional orienta jovens para o mercado de trabalho

Evento promoveu palestras, cursos e muitas informações sobre profissões
29 de novembro de 2021 às 18:38

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional comemora o resultado da primeira edição da Semana Municipal de Qualificação Profissional, que aconteceu na Estação Saudade, entre os dias 22 a 26 de novembro. O evento teve como objetivo, fomentar a orientação sobre cursos universitários, a promoção de cursos de capacitação e qualificação profissional, sobre o primeiro emprego, bem com a recolocação no mercado de trabalho.

A prefeita Elizabeth Schimdt avalia que o evento foi bem-sucedido, pois ofereceu para o público presente, informações importantes não apenas para cada um dos participantes, mas também para o futuro da cidade. “A qualificação é tudo. O sucesso profissional depende de uma formação consistente sobre a área de atuação. Cada vez mais, as empresas colocam como critério para se instalar nas cidades, o potencial de mão de obra qualificada. Um evento, como a Semana de Qualificação Profissional proporciona ferramentas para o mercado de trabalho, como também aposta no desenvolvimento da cidade”, destaca.

Na noite da última sexta-feira (26), o evento contou com uma palestra de encerramento com o professor Donizeti Louro, colaborador do SENAI, que foi indicado pela Casa da Indústria. Ele discorreu sobre os desafios e avanços do mercado diante da pandemia da covid-19, bem como foi tratado da importância de entender a tecnologia como aliada e que o mercado busca por empreendedores de conhecimento.

O secretário José Loureiro Neto agradece a participação de 26 entidades participantes entre instituições de ensino superior, o Senac, o Senai que ofereceu cursos profissionalizantes em duas carretas do conhecimento colocadas ao lado da Estação Saudade, como também o Sesi, o Sest/Senat, incluindo também escolas de idiomas. “Consideramos o evento um sucesso primeiramente pelos nossos parceiros, destacamos entre eles, a contribuição do Conselho do Trabalho, Emprego e Renda de Ponta Grossa (CTER-PG), como também do Sesc, por nos ceder o espaço na Estação Saudade, e das demais entidades participantes, pois sem eles, não teríamos como reunir em um único lugar, tanto conhecimento sobre qualificação profissional e profissões. Além disso, não podemos esquecer do público que em parceria com as escolas da cidade, também se fez presente e puderam aproveitar das informações que disponibilizamos através do evento”, finaliza Loureiro.