Correio dos Campos

Ponta Grossa conquista Prêmio Estadual de Microcrédito

Premiação reconhece os municípios com melhor desempenho em volume de operações de microcrédito no Estado
25 de novembro de 2021 às 18:09
Trabalho da equipe da Sala do Empreendedor de Ponta Grossa foi o melhor no Estado entre os municípios com mais de 200 mil habitantes este ano. (Crédito: Hidalgo Gomes)

COM ASSESSORIAS – Os municípios de Ponta Grossa, Pitanga e Guarapuava, atendidos pela regional Centro do Sebrae/PR, receberam o Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae, no Encontro Estadual de Agentes de Crédito, realizado nos dias 23 e 24 de novembro, em Foz do Iguaçu. O evento reuniu mais de 250 agentes de crédito que atuam na intermediação de operações de microcrédito em 283 prefeituras, salas do empreendedor e Agências do Trabalhador.

Os prêmios foram entregues aos agentes de crédito pelo diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e pelo diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta. Ponta Grossa, conquistou o 1º lugar na categoria acima de 200 mil habitantes, referente a 2021.

“Somos felizes em compartilhar com todos os cidadãos de Ponta Grossa mais esse mérito e estamos sempre presentes, auxiliando os negócios nesse processo de retomada, com destaque para o fomento dos pequenos negócios”, celebra a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt. Na premiação de 2020, também realizada no Encontro desta semana, a cidade garantiu o 3º lugar no Estado, entre os municípios com mais de 200 mil habitantes.

Guarapuava recebeu o Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae referente aos anos de 2020 e 2021. Em ambos, a cidade ficou em 2º lugar na categoria de municípios com população entre 100 e 200 mil habitantes. O Município soma de R$ 7 milhões liberados em crédito e 1.083 empresas beneficiadas com financiamentos através da Fomento Paraná.

A coordenadora do programa Emprime, de Guarapuava, Ana Cláudia Klosouski Andrade, explica que a parceria com a Fomento Paraná é uma política pública de desenvolvimento local e, neste ano, passou a fazer parte do eixo Fomenta do programa Emprime, lançado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae/PR para a retomada do crescimento econômico na cidade e fortalecimento do empreendedorismo.

“Um dos propósitos do programa é gerar desenvolvimento através da força empreendedora que temos no Município e, para isso, precisamos criar um ambiente empresarial favorável, com projetos de auxiliarem os empreendedores”, pontua Ana Cláudia.

Já o município de Pitanga conquistou a segunda colocação na categoria dos municípios de 20 mil a 50 mil habitantes, relativo ao período de 2020. “É gratificante para nós, agentes de crédito, e para a gestão municipal recebermos esse reconhecimento. Além disso, é um estímulo para melhorarmos cada vez mais o atendimento”, ressalta o gerente da Agência do Trabalhador de Pitanga, Antônio Bezusko Sobrinho.

Requisitos

O Prêmio Estadual de Microcrédito é definido a partir da pontuação alcançada pelos agentes de crédito em uma série de requisitos, como contratação de novas operações, renegociações de contratos no relacionamento com a Fomento Paraná. As categorias são divididas por faixas de população e os troféus entregues para os municípios que se destacam em primeiro, segundo e terceiro lugares.

As categorias são: até 10 mil habitantes; até 20 mil; até 50 mil; até 100 mil; e acima de 200 mil habitantes; além do campeão geral.

“O Prêmio é uma forma de reconhecer todo o esforço dos municípios para que os empreendedores tenham acesso ao crédito de forma facilitada, pois é através dele que os empresários conseguem expandir seus negócios, gerando mais oportunidades de emprego e renda”, frisa o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Lourenço.

Confira os municípios premiados na Edição 2021

Categoria: até 10 mil habitantes

1º lugar – Alto Piquiri

2º lugar – Cruzeiro do Sul

3º lugar – Japurá

Categoria: até 20 mil habitantes

1º lugar – Engenheiro Beltrão

2º lugar – Cafelândia

3º lugar – General Carneiro

Categoria: até 50 mil habitantes

1º lugar – Santa Helena

2º lugar – Cambará

3º lugar – Cornélio Procópio

Categoria: até 100 mil habitantes

1º lugar – Francisco Beltrão

2º lugar – Cianorte

3º lugar – Marechal Candido Rondon

Categoria: até 200 mil habitantes

1º lugar – Arapongas

2º lugar – Guarapuava

3º lugar – Campo Largo

Categoria: mais de 200 mil habitantes

1º lugar – Ponta Grossa

2º lugar – Foz do Iguaçu

3º lugar – Maringá