Ponta Grossa conquista Prêmio Estadual de Microcrédito

COM ASSESSORIAS – Os municípios de Ponta Grossa, Pitanga e Guarapuava, atendidos pela regional Centro do Sebrae/PR, receberam o Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae, no Encontro Estadual de Agentes de Crédito, realizado nos dias 23 e 24 de novembro, em Foz do Iguaçu. O evento reuniu mais de 250 agentes de crédito que atuam na intermediação de operações de microcrédito em 283 prefeituras, salas do empreendedor e Agências do Trabalhador.
Os prêmios foram entregues aos agentes de crédito pelo diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e pelo diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta. Ponta Grossa, conquistou o 1º lugar na categoria acima de 200 mil habitantes, referente a 2021.
“Somos felizes em compartilhar com todos os cidadãos de Ponta Grossa mais esse mérito e estamos sempre presentes, auxiliando os negócios nesse processo de retomada, com destaque para o fomento dos pequenos negócios”, celebra a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt. Na premiação de 2020, também realizada no Encontro desta semana, a cidade garantiu o 3º lugar no Estado, entre os municípios com mais de 200 mil habitantes.
Guarapuava recebeu o Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae referente aos anos de 2020 e 2021. Em ambos, a cidade ficou em 2º lugar na categoria de municípios com população entre 100 e 200 mil habitantes. O Município soma de R$ 7 milhões liberados em crédito e 1.083 empresas beneficiadas com financiamentos através da Fomento Paraná.
A coordenadora do programa Emprime, de Guarapuava, Ana Cláudia Klosouski Andrade, explica que a parceria com a Fomento Paraná é uma política pública de desenvolvimento local e, neste ano, passou a fazer parte do eixo Fomenta do programa Emprime, lançado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae/PR para a retomada do crescimento econômico na cidade e fortalecimento do empreendedorismo.
“Um dos propósitos do programa é gerar desenvolvimento através da força empreendedora que temos no Município e, para isso, precisamos criar um ambiente empresarial favorável, com projetos de auxiliarem os empreendedores”, pontua Ana Cláudia.
Já o município de Pitanga conquistou a segunda colocação na categoria dos municípios de 20 mil a 50 mil habitantes, relativo ao período de 2020. “É gratificante para nós, agentes de crédito, e para a gestão municipal recebermos esse reconhecimento. Além disso, é um estímulo para melhorarmos cada vez mais o atendimento”, ressalta o gerente da Agência do Trabalhador de Pitanga, Antônio Bezusko Sobrinho.
Requisitos
O Prêmio Estadual de Microcrédito é definido a partir da pontuação alcançada pelos agentes de crédito em uma série de requisitos, como contratação de novas operações, renegociações de contratos no relacionamento com a Fomento Paraná. As categorias são divididas por faixas de população e os troféus entregues para os municípios que se destacam em primeiro, segundo e terceiro lugares.
As categorias são: até 10 mil habitantes; até 20 mil; até 50 mil; até 100 mil; e acima de 200 mil habitantes; além do campeão geral.
“O Prêmio é uma forma de reconhecer todo o esforço dos municípios para que os empreendedores tenham acesso ao crédito de forma facilitada, pois é através dele que os empresários conseguem expandir seus negócios, gerando mais oportunidades de emprego e renda”, frisa o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Lourenço.
Confira os municípios premiados na Edição 2021
Categoria: até 10 mil habitantes
1º lugar – Alto Piquiri
2º lugar – Cruzeiro do Sul
3º lugar – Japurá
Categoria: até 20 mil habitantes
1º lugar – Engenheiro Beltrão
2º lugar – Cafelândia
3º lugar – General Carneiro
Categoria: até 50 mil habitantes
1º lugar – Santa Helena
2º lugar – Cambará
3º lugar – Cornélio Procópio
Categoria: até 100 mil habitantes
1º lugar – Francisco Beltrão
2º lugar – Cianorte
3º lugar – Marechal Candido Rondon
Categoria: até 200 mil habitantes
1º lugar – Arapongas
2º lugar – Guarapuava
3º lugar – Campo Largo
Categoria: mais de 200 mil habitantes
1º lugar – Ponta Grossa
2º lugar – Foz do Iguaçu
3º lugar – Maringá