Hotelaria de Ponta Grossa tem ótima ocupação para o fim de semana e feriado
COM ASSESSORIAS – Dia 15 é feriado nacional e a data vai movimentar o turismo ponta-grossense, conforme mostram dados de reservas, compra de bilhetes dos atrativos turísticos e de passagem de ônibus com destino a Ponta Grossa.
Segundo os associados do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau da área de hotelaria, a taxa de ocupação para o fim de semana e feriado é de 90% a 100%, o que mostra que os visitantes estão buscando o destino para o turismo, mudando o perfil do hóspede antes da pandemia, considerado de negócios e eventos.
Daniel Wagner, presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais comemora o movimento dos próximos dias. “Antigamente, os feriados, nós brincávamos, eram nossos inimigos, porquê esvaziavam a cidade que vivia do turismo de negócios e agora (…) estamos sendo fator de atratividade de visitantes de fora”.
O presidente enfatiza que os dados prévios são excelentes. “Nós esperamos uma alta taxa de ocupação, o que vai nos ajudando rumo a recuperação após todo o buraco causado pela pandemia, como o setor [turismo] que mais sofreu economicamente, então estamos animados que essa recuperação está ocorrendo aos poucos”, finaliza.
O Parque Vila Velha, até a quarta-feira, já tinha 600 entradas compradas para os próximos três dias. Segundo o gestor do atrativo, Leandro Ribas, são pessoas de Curitiba, Londrina, Brusque, Blumenau e outras cidades.
Para Leandro, com a previsão de tempo firme, os visitantes poderão aproveitar todos os atrativos. “Além disso, também vamos trazer a Banda Casa Cantante como novidade aqui no Parque Vila Velha. Serão pockets shows durante o tempo de espera dos nossos ônibus para alegrar e divertir os visitantes”, comenta.
Leandro enfatiza que o feriado vai movimentar o Parque e aquecer todo o trade turístico de Ponta Grossa. “Queremos fortalecer o turismo em toda a rede hoteleira que antes era baseada apenas nas hospedagens para fins comerciais”, finaliza.
Nas estradas, quem viaja tem um destino: Ponta Grossa. O Expresso Princesa dos Campos disponibilizou mais de 50 horários extras na sexta-feira e no retorno do feriado.
Gilson Barreto, CEO da Expresso Princesa dos Campos enfatiza que “Para sua segurança chegue com antecedência de 15 minutos do horário de embarque e documentos com foto em mãos (…). Lembrando que seguimos todos os protocolos de segurança de prevenção ao Covid-19 e o uso de máscara para o embarque é obrigatório”.
Thaís Pius, presidente do Convention, comemora o movimento. “Vermos como o turismo está movimentado é motivo de alegria, ainda mais quando olhamos 1 ano atrás e o futuro era incerto para um setor tão maravilhoso quanto o nosso”.
Dados de ocupação
Em 2020, a taxa de ocupação dos hotéis em 15 de novembro teve média de 30%, diferença de 60% quando comparada a estimativa atual.
A alta na taxa de ocupação nos feriados tem mostrado ritmo constante, pois nos últimos feriado, os dados ficaram entre 50% e 70%, chegando em alguns casos a 90%.