Correio dos Campos

Sanepar lidera grupo de estudo da Bacia do Pitangui, na região de Ponta Grossa

Estudo conjunto com IAT, Copel e UEPG tem objetivo de analisar impactos dos múltiplos usos da bacia
22 de outubro de 2021 às 18:17

COM ASSESSORIAS – A Sanepar está liderando um grupo de estudo para análise da Bacia Hidrográfica do Pitangui, onde está localizada a represa do Alagados, que abastece Ponta Grossa. O grupo tem a participação do Instituto Água e Terra (IAT), Copel e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O objetivo é analisar os impactos dos múltiplos usos da bacia, que incluem geração de energia hidrelétrica, abastecimento público, moradias, atividades de agricultura, pecuária e lazer. Todas essas ações contribuem para a alteração das condições ambientais com impacto na quantidade e na qualidade da água dos mananciais.

A partir desses estudos, serão definidas ações de fiscalização, monitoramento, recuperação e conservação da bacia. Esse trabalho resultará num modelo que poderá ser incorporado aos diversos Planos de Segurança da Água que a Sanepar desenvolve em cada região.

Do grupo de trabalho, fazem parte profissionais de diversas áreas como biólogos, geólogos, engenheiros das áreas ambiental, cartográfica e civil. Da UEPG, participam pesquisadores das áreas de Microbiologia Ambiental e Química Analítica, Ambiental e Sanitária.