Correio dos Campos

MHM realiza a “Estante Solidária: acervos, coleções e histórias”

22 de outubro de 2021 às 16:01
(Foto: Divulgação/PMTB)

COM ASSESSORIAS – O munícipe, enquanto público, é o que o Museu Histórico Municipal (MHM) tem de mais valioso em sua estrutura. Neste período de pandemia, onde estamos frágeis e permanecendo em casa para se resguardar, o MHM preparou a ação “Estante Solidária: acervos, coleções e histórias”, que está sendo realizada no hall de entrada da Prefeitura Municipal, das 08 horas às 11h30 e das 13 horas às 17h30.

A ação disponibilizou aos servidores e ao público de maneira gratuita, uma estante recheada de livros, catálogos com temáticas culturais sobre acervos e coleções de arte. A intenção, conforme explica a técnica em Artes e Cultura, Adriana Andrade, é compartilhar com os servidores e o público em geral uma maneira de visitar as grandes exposições de arte e adquirir um pouquinho de conhecimento da cultura de outras localidades. “Esperamos que a ação possa agregar e somar sentimentos bons e de nostalgia a cada participante que venha a adquirir um dos materiais disponíveis”, comentou.

A Estante Solidária tem o intuito de divulgar através de livros e catálogos diversos, a história, a memória e o acervo das coleções de algumas instituições e museus brasileiros. Os quais detém da função de guardar, preservar e divulgar a história e a identidade de um povo. Neste sentido a divulgação do acervo e das coleções a partir de catálogos, livros, folhetos entre outros, auxilia a fomentar e a promover a arte e os objetos salvaguardados por ambos. Esse trabalho é um dos objetivos dos Museus.

Os livros e catálogos estarão disponíveis até o fim do quantitativo que foi disponibilizado. Todos os livros da Estante Solidária foram adquiridos por meio de doação através das ações da Semana Nacional de Museus e da Primavera dos Museus, doações estas do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), do Paço da Liberdade, do Museu de arte da Universidade Federal do Paraná (MUSA), Museu Oscar Niemeyer (MON); da Pinacoteca de São Paulo (em visita ao espaço).

O MHM solicita que ao manusear o exemplar do material, não faça sem utilizar álcool nas mãos. E que ao chegar em casa aguarde o período de 5 dias para apreciar o livro ou catálogo. Pois ainda devemos permanecer com os cuidados de prevenção ao covid-19.

“Exerça a empatia e leve apenas um exemplar, para que mais pessoas possam usufruir também”, pediu Adriana.