Correio dos Campos

Comitê Territorial Avança Campos Gerais é institucionalizado

20 de outubro de 2021 às 14:38
(Foto: Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSORIAS – Foi lançado oficialmente nesta terça-feira (19), na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), o Comitê Territorial Avança Campos Gerais, iniciativa do Sebrae, Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), ACIPG, instituições de ensino e empresários da região.

Regido sob quádrupla hélice, envolvendo o poder público, associações, iniciativa privada e universidades, o Comitê Territorial é uma iniciativa que visa o desenvolvimento econômico e social da região, tendo como base quatro pilares, o associativismo, compras governamentais, educação empreendedora e tecnologia e inovação.

Giorgia Bin Bochenek, presidente do Comitê Avança Campos e Diretora de Relações Institucionais da ACIPG, destacou o potencial de mudanças que o órgão criado possui, e convidou toda a comunidade a integrar o projeto em prol do desenvolvimento dos Campos Gerais. “Temos competência, somos organizados e podemos mudar a realidade da nossa comunidade. Foram três meses de treinamento para chegarmos a essa maturidade de comitê, e convida a todos para fazer parte deste projeto, não é um comitê fechado, é nosso, da região. Juntos somos mais”, afirmou.

Já o gerente da regional Centro do Sebrae/PR em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior reforçou o envolvimento de diferentes setores na formação do Comitê Territorial, com o objetivo de promover mudanças nos Campos Gerais. “É um momento importante para a região dos Campos Gerais, com o envolvimento do poder público, associações, sindicatos, entidades e instituições de ensino. São diversos parceiros construindo alicerces duradouros, olhando para o desenvolvimento em comum”, destacou Franzim.

Moacyr Fadel, prefeito de Castro e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), enalteceu a qualidade dos integrantes do Comitê Avança Campos Gerais e ressaltou o potencial de transformação que a iniciativa possui. “Todo mundo está aqui porque acredita nesse projeto, e temos a obrigação de sermos o diferencial na vida das pessoas, juntos podemos transformar as vidas das pessoas”, afirmou.

A Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, elencou a importância de uma iniciativa de se criar um grupo formado por diferentes setores voltado para o desenvolvimento da região, lançando mão de ferramentas como inovação, criatividade e organização. “Acreditamos na força que temos e na capacidade de mudar, de criatividade. A criação de um Comitê Territorial, desafiador como esse, é importantíssimo que aconteça para que a gente tenha desenvolvimento integrado”, destacou.

Durante o evento, integrantes do Comitê explicaram as funções que cada eixo terá, e fizeram uma breve apresentação dos trabalhos que serão desenvolvidos no projeto. Adílson Santos, consultor do Sebrae, explicou que a criação de um ambiente de negócios favorável é um importante passo no desenvolvimento de uma região. “De um tempo para cá o Sebrae percebeu que temos um desafio que é nos esforçar para que esse empresário, uma vez qualificado, possa encontrar um ambiente de negócios que seja favorável. Na medida que a gente tem essa conjugação, de um empresário bem preparado e um ecossistema favorável, as chances de a gente conseguir ver a prosperidade se materializar por meio da intensificação da atividade empreendedora isso se amplia de maneira significativa. E nesse contexto o Sebrae vem apostando forte nessa agenda do desenvolvimento territorial”, detalhou.

Gislaine Baniski, professora da UEPG e coordenadora do eixo da educação empreendedora destacou que uma das principais funções de seu setor é criar conexões entre as iniciativas da região, para que elas atinjam as diferentes partes envolvidas no processo. “Um dos objetivos do nosso eixo é fazer essa conexão, uma vez que têm muitas iniciativas bem sucedidas, e o que vamos fazer é conectar, compartilhar as várias iniciativas de diferentes instituições. Fazer um elo entre a nossa região, conectando e compartilhando essas iniciativas bem sucedidas”, explicou.

A coordenadora do eixo de inovação e tecnologia, Jaqueline Fonseca Rodrigues, docente do Cescage, ressaltou que uma das principais iniciativas é tornar a inovação mais acessível, além de estimular a criação de um ambiente favorável à região. “É preciso desmistificar a questão da inovação, porque ela precisa agregar, ter valor, estimular e gerar ideias e compartilhar. Para que elas gerem efetivamente processos de inovação e além de tudo contribuam com esse território, criando um ambiente em que as pessoas se sintam encorajadas a criarem e desenvolverem esses processos através de um pensamento diferenciado”, argumentou.

Bruno Costa, secretário de Agricultura e Abastecimento de Ponta Grossa e coordenador do eixo de acesso a mercados, detalhou os principais objetivos dentro do Comitê, destacando os potenciais que podem vir a ser levados para empresários e empreendedores dos Campos Gerais. “Nosso objetivo é fazer a ligação entre compradores e vendedores, fazer com que esse elo seja cada vez mais forte. A intenção é gerar oportunidades para produtores rurais, pequenos, médios e micro empreendedores, dos mais variados tipos de produtos. Ajudar os produtores a enxergar oportunidades, principalmente nas compras governamentais”, explanou.

Bruna Kunz, colaboradora da ACIPG, falou sobre eixo de associativismo, coordenado por Gilmar Denck, gerente Institucional da ACIPG. “Uma das propostas centrais é fazer com que todos entendam qual é a função do associativismo, mas não pararmos nesse conhecimento e continuar gerando nas pessoas essa cultura, porque associativismo nada mais é do que todos trabalharem por todos. É contribuir para que essa cultura seja consolidada, atuar como ente de aproximação das entidades, estimular as lideranças”, detalhou.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, Douglas Fanchin Taques Fonseca, ressaltou a importância da criação de um Comitê Territorial para que venha a contribuir para o desenvolvimento social e econômico dos municípios dos Campos Gerais. “Para nós da Associação Comercial é uma honra receber tão nobre plateia e tão importante reunião. Para nós é muito importante o que se discute aqui, porque com certeza depois de todas estas discussões e trocas de ideias que estão acontecendo, todos saímos ganhando”, finalizou.