Correio dos Campos

Corrida na Roça 2021 – Inscrições para etapa São Jorge encerram neste domingo

Última corrida do circuito Corrida na Roça 2021 acontecerá no dia 24 de outubro e as inscrições são limitadas e entram na reta final
16 de outubro de 2021 às 12:16

COM ASSESSORIAS – As inscrições da etapa Cachoeira do Rio São Jorge, terceira corrida do circuito 2021 do evento Corrida na Roça, seguem abertas até domingo ou até esgotarem as vagas. O evento acontecerá no próximo domingo dia 24 e promete trilhas inéditas e paisagens como a Represa de Alagados e os Campos Gerais visto da Fazenda Capadócia. A inscrição deve ser feita pelo site cavaliproeventos.com.br e custa R$50 reais. “Por conta do protocolo de prevenção à Covid 19, o número de atletas será limitado, e será obrigatório uso de máscara e álcool gel. A premiação, com os troféus aos vencedores será entregue no local em uma tenda própria para tal, não sendo realizada a solenidade oficial para evitar aglomerações”, enfatiza Denise Martins, uma das organizadoras do evento. A prova terá corrida de 7 quilômetros, caminhada de 5 quilômetros e ainda a Corrida Kids. Este ano as etapas Mariquinha e Distrito de Uvaia tiveram mais de mil atletas inscritos nas duas etapas.

Segundo Kleber Cavali, da direção da Cavali Pró Eventos, o sucesso das duas etapas deste ano, a primeira na Cachoeira da Mariquinha, que aconteceu em agosto, e a segunda no Distrito de Uvaia, no mês de setembro, elevaram ainda mais as expectativas para a Etapa Cachoeira do Rio São Jorge. “As paisagens do rio e da cachoeira do Rio São Jorge é de uma beleza exuberante e bastante conhecida, um dos principais atrativos turísticos da Região dos Campos Gerais, mas o diferencial da terceira e última etapa são trilhas inéditas, trechos ainda desconhecidos, e essa proposta é possível porque buscamos e conseguimos autorização da Prefeitura, da Secretaria de Esportes, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e dos proprietários para apresentar aos atletas paisagens que ainda não foram exploradas”, destaca.

A idéia de uma corrida, em um trajeto fora das trilhas comuns, foi apresentada no projeto aprovado pela Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico de Ponta Grossa, e que apóia a captação de recursos. “Assim conseguimos colocar em prática o objetivo de trazer ao atleta uma prova bastante técnica, com subidas e descidas e, mais uma vez, em um percurso inédito, muito além das trilhas já visitadas frequentemente, e fazem parte dessa rota a Fazenda Capadócia, que é uma propriedade particular, e também a Represa de Alagados vista por outros ângulos e o melhor aproveitando os obstáculos naturais, sem nenhuma interferência na natureza”, define Alexyan Cavali, da Cavali Pró Eventos. A represa é um lago, formado na década de 40 a partir de uma barragem artificial sobre o Rio Pitangui, entre a foz do Rio Jutuva e a foz do Rio São Jorge. A represa se estende pelos municípios de Ponta Grossa, Carambeí e Castro.

A primeira Corrida na Roça foi realizada há 5 anos com objetivo de incentivo ao esporte, à atividade física e lazer em família, mas é a partir deste ano que o circuito se consolida como um evento que atrai turistas. “Historicamente a Corrida na Roça já atraía em média de 30% dos atletas de outras cidades da região e do Paraná, e agora, com apoio da Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico de Ponta Grossa, o objetivo é cada vez mais atrair turistas para a cidade, e pra isso, também, o evento conta com parcerias com hotéis, rede gastronômica e também com empresas que promovem o turismo receptivo, para que os atletas que vem de outras cidades possam trazer a família e aproveitar o fim de semana conhecendo as paisagens e tantos atrativos turísticos que Ponta Grossa e os Campos Gerais oferecem”, completa a turismóloga, Karen Kobilarz, acrescentando que o evento acontece no domingo pela manhã, e os atletas podem aproveitar o sábado e a tarde de domingo ainda para consultar roteiros de visitação em atrativos como o Parque de Vila Velha, o Buraco do Padre e a Cachoeira da Mariquinha. “E o evento ainda vai contar com tradicional almoço no local, para as famílias que querem ainda passar mais tempo e momentos agradáveis em contato com a natureza”, finaliza.

Desconto para equipes

E ainda dá tempo das equipes solicitarem cupom de desconto para inscrever os atletas. Deve ser solicitado pelo email [email protected]. Também tem premiação, para a equipe que, ao final do circuito, somar o maior número de pontos, incluindo maior número de inscritos, classificação geral e classificação por faixa etária, e o prêmio será uma tenda inflável personalizada.