Correio dos Campos

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência recebe medalhista paralímpico

27 de setembro de 2021 às 15:17

COM ASSESSORIAS – Neste sábado (25), encerrou a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, realizada pela a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) e Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG). Durante toda a tarde, diversas atividades aconteceram no Parque do Lago de Olarias, como apresentações artísticas e homenagens para paratletas, entre eles o medalhista em Tóquio na Natação, Eric Tobera.

O evento contou com momento motivacional com musicoterapia, educação física e fisioterapia; apresentações da Banda da Apadevi, do Coral Som e Movimento do Ginásio PcD, da Apae, de Oficinas de Circo e de Dança. Além disso, foi realizado o momento paraesportivo com a homenagem para paratletas ponta-grossenses, bem como para o medalhista paralímpico Eric Tobera.

Para Tobera, que tem 28 anos de idade e por nascer prematuro com seis meses de gestação, teve paralisia cerebral. “No esporte tive condições de ter qualidade de vida e reescrever minha própria história, mesmo com as dificuldades geradas pela deficiência. Convido as pessoas com deficiência continuarem lutando com garra, força e fé. Às vezes nossos pensamentos nos deixam fracos, mas se tivermos força de vontade para lutar, chegarmos o mais longe possível, como eu tive a oportunidade de chegar em Toquio, participando de uma paralimpiada”, destaca o nadador medalha de bronze no revezamento.

A secretária da SMPPS e presidente da Fundação de Assistência Social (FASPG), Simone Kaminski, ressaltou a importância da Semana da Pessoa com Deficiência como um momento de reflexão para a necessidade da inclusão, mas também de superação. “O exemplo do Eric, bem como de outros paratletas de Ponta Grossa demonstram isso, juntamente com todas as pessoas com deficiência que lutam diariamente para terem uma vida melhor, frente às dificuldades encontradas e vimos aqui diversos exemplos na dança, na música entre outros serviços executados. “Nós da Prefeitura trabalhamos para oferecer um atendimento de qualidade e garantir os direitos deste público e este evento é um reflexo deste trabalho”, disse Simone.

A secretária agradeceu ainda o apoio de Farjallah Ibrahim Bazzi, pai de Jamal Farjallah, que nomina o Ginásio para a Pessoa com Deficiência, por todo o apoio dado por ele e sua esposa, Amine Roth Farjallah, ao evento.

Durante toda a semana, foram realizadas diversas atividades no Ginásio da Pessoa com Deficiência como o Dia da Saúde e Beleza, Gincana musical, Golbol, Jogos interativos, atividades com o Palhaço Picolé, The Voice PG, jogo de basquete Tubarões x Convidados e apresentação de capoeira.