Correio dos Campos

Casa da Indústria (Fiep) realiza encontro de empresários do setor

Futuro da indústria em PG é discutido por cinco sindicatos patronais
24 de setembro de 2021 às 10:07

COM ASSESSORIAS – Nesta quarta-feira (22) a Casa da Indústria, do Sistema Fiep realizou a primeira reunião conjunta entre os seus sindicatos, no auditório do Senai. Empresários e lideranças participaram do encontro que discutiu o futuro patronal da indústria em Ponta Grossa em um período pós-pandemia.

O presidente do Sindimetal e SindiMadeira, Álvaro Scheffer, falou sobre a importância do engajamento sindical no âmbito patronal, não apenas no aspecto do relacionamento com laboral, mas em pensar em dificuldades comuns que as indústrias tem e terão devido aos impactos gerados pela pandemia, mas também outros problemas de ordem econômica e de mão de obras previstos para o momento atual. “Vamos enfrentar um novo normal de serviço. Com o mercado reaquecido, teremos uma disputa de mão de obra grande é isso pode gerar um desequilíbrio salarial. Teremos que estar preparados, teremos que investir em qualificação. Nas reuniões setoriais podem surgir outras ideias que contribuam com todo o setor da indústria”, disse.

Scheffer comentou da importância da participação de mais empresas e do engajamento de jovens empresários. “Precisamos preparar gente nova para o futuro dos setores. Temos muitos temas para discutir. Precisamos ter participação. Precisamos de massa crítica de participação”, avalia Scheffer.

Juliana Bacarin, gerente de relações sindicais da Federação, representou a entidade na reunião. De acordo com ela, a Fiep reforça o compromisso com a Casa da Industria como um canal para a entrada de demanda e entrega de soluções ao industrial. “O foco do Sistema Fiep é o atendimento de excelência para o setor e a Casa da Industria é uma importante ferramenta para que isso seja uma realidade”, disse a gerente.

A diretora executiva da Casa da Indústria, Priscilla Garbelini Jaronski, apresentou a entidade e discorreu sobre as vantagens e serviços disponíveis para as empresas sindicalizadas. Segundo ela, além da representação patronal e assessoria jurídica preventiva, a entidade conta com um clube de vantagens com instituições de saúde, educacionais entre outros segmentos que oferecem descontos não apenas para os empresários, mas também para seus colaboradores. “Todos estes serviços da Casa e dos parceiros é para ser usado e nossa equipe tem como função dar o retorno para o investimento sindical vindo das indústrias”, comenta.

Relações institucionais e governamentais

A Casa da Indústria atua ativamente na defesa dos interesses do setor em um trabalho de relações governamentais tanto com o Poder Executivo, quanto do Legislativo. “Este é um trabalho que nem sempre aparece, mas que influencia no destino da indústria em nossa cidade”, explica Priscilla.

Darcy Miara, presidente do Sindipan, comentou que as relações governamentais é uma ferramenta importantíssima no atual contexto, na defesa dos interesses da indústria. “Além de um trabalho direto com o poder público é necessária uma maior participação nos conselhos municipais. Para defender a indústria, precisamos ser ativos no processo de decisão e para isso, precisamos participar”, disse Miara.

Primeiro emprego

O encontro contou com a presença do diretor da agência do trabalhador, Adriano Gonçalves, que representando a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, falou sobre o Programa Municipal do Primeiro Emprego (PROMPE), que oferece benefícios tributários para as empresas que aderirem a iniciativa e oportunizarem vagas de trabalho para jovens que não tiveram registro em Carteira de Trabalho.