Correio dos Campos

Diretoria do SINDUEPG participa de reunião com o setor de Ciências Jurídicas

Objetivo é aproximar os docentes do setor com a gestão do sindicato para entender as demandas
20 de setembro de 2021 às 14:19
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na semana passada, a direção do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG) participou de uma reunião virtual com os professores do Setor de Ciências Jurídicas da universidade. O encontro faz parte de uma série de iniciativas do sindicato para promover uma aproximação com os professores.

A professora e presidente do sindicato, Marilisa do Rocio Oliveira, começou a conversa apresentando a atual equipe gestora e agradeceu a oportunidade do encontro. “Pedimos esse espaço para se apresentar e dizer o que o sindicato pretende”, reforçou. A professora também falou sobre a necessidade de manter a união e o diálogo com os docentes e reforçou que a resistência é criada a partir da união e do diálogo.

O professor Paulo Eduardo Dias de Mello, primeiro secretário da gestão, apontou sobre fortalecer as instituições legítimas de representação e por isso que a gestão do sindicato aposta no diálogo para fortalecer a luta contra o desmonte. Professor Paulo agradeceu a oportunidade e reforçou que é um setor muito importante para o sindicato. “Não tem como não contar com esse quadro de professores qualificados para pensar formas de defesa e manutenção do setor”, complementou.

“Estamos preocupados com a Lei Geral das Universidades. As informações são poucas e diluídas, mas sabemos que é uma lei que interfere diretamente no nosso trabalho. Temos dado atenção à contratação dos professores colaboradores. Não há outro meio de lutar contra uma lei que atinge diretamente as instituições sem contar com o apoio dos colegas do setor por meio da sindicalização e do suporte. O sindicato quer defender a universidade, o ensino público e gratuito. Defender a profissão e as condições de trabalho. O sindicato está à disposição para defendermos a universidade juntos”, afirmou durante a reunião a vice-presidente do SINDUEPG, Regina Stori. Também estava presente o professor do setor e tesoureiro do sindicato, Alexandre Almeida Rocha, que relembrou das dificuldades do modelo remoto de trabalho, porém completou que os docentes da universidade continuam com as atividades mesmo no virtual e que não pararam de trabalhar durante o período.

Entre os professores do setor que estavam presentes, Vanderlei Schneider de Lima agradeceu a participação do sindicato, a abertura para o diálogo e ressaltou a luta contra a reforma administrativa. O docente reforçou que as portas do setor estão sempre abertas para o diálogo e a colaboração com o sindicato. Também o professor João Manoel Grott aproveitou para apontar que espera o sindicato sempre perto dos professores na luta e está sempre à disposição da direção do SINDUEPG.

Ao final do encontro virtual, a professora Marilisa afirmou que a reunião foi excelente, pois a permitiu sair com a energia renovada com as palavras e a disponibilidade dos docentes. “Faz com que a gente acredite que estamos no lugar certo para avançar na luta”, complementa.