Correio dos Campos

Livro mostra vida e obra o artista Marcelo Schimaneski

Lançamento acontecerá nesta terça-feira, às 15h, no Ponto Azul, com exposição de obras do artista
23 de agosto de 2021 às 14:47
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Setor de Artes Visuais do Ponto Azul será inaugurado pela Fundação Municipal de Cultura com exposição de telas do artista plástico ponta-grossense Marcelo Schimaneski e o lançamento do livro que conta sua história de vida e trajetória artística. A inauguração será às 15h, na Praça Barão do Rio Branco, apenas para autoridades e imprensa. Na quarta-feira (25), das 10h às 17h, o artista e a escritora Dione Navarro, autora da obra, estarão no espaço, recebendo a população e autografando os livros.

As intervenções culturais da abertura do espaço fazem parte do projeto “Marcelo Schimaneski – pincéis da superação”, aprovado no PROMIFIC – Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura, com patrocínio da Belgotex do Brasil, e produção da ABC Projetos Culturais. A iniciativa é da escritora Dione Navarro, que tinha o desejo de tornar conhecida a história do artista plástico que a inspirou.

O livro reúne imagens de telas do Schimaneski acompanhadas por poemas de Dione Navarro. Além da parte artística, a obra traz toda a história do pintor e de sua trajetória premiada e reconhecida no mundo da Arte Naïf. Na quarta-feira (25), o artista e a poeta estarão autografando os exemplares, que serão comercializados a R$ 35. O valor arrecadado será direcionado à compra de uma cadeira de rodas especial que permitirá maior acessibilidade para o artista plástico.

Também estarão à venda as 21 telas expostas no Setor de Artes Visuais do Ponto Azul. As obras retratam as paisagens paranaenses, a vida do campo e a movimentação urbana de Ponta Grossa. O pintor captura momentos do cotidiano, com muito movimento e várias tarefas sendo executadas ao mesmo tempo, dando dinamismo para as obras.

“Eu me sinto muito honrado [com o convite para exposição], porque no mesmo dia que inauguro uma galeria, mostro à cidade a minha trajetória de vida através de um livro”, comenta o artista plástico Marcelo Schimaneski. O autor convida a todos para conhecerem a exposição dos quadros que terá duração de cerca de 30 dias na nova galeria.

A autora Dione Navarro conta que propôs o projeto porque sentia que apesar de centenas de salões de arte receberem e conhecerem a produção artística de Schimaneski era necessário que mais pessoas soubessem a trajetória de vida do artista que, segundo ela, usa seus pincéis para superar as limitações impostas pela vida. “A Arte Naïf é uma poética visual que encanta pelas suas cores e leveza de formas. E esse mesmo encantamento se faz, quando cada pessoa se depara com uma obra de Marcelo”, descreve a autora .

História do artista

Há trinta e dois anos, Marcelo sofreu um acidente que o deixou tetraplégico. Sua condição limitou os movimentos dos braços e das mãos e para fortalecê-los passou a praticar desenho. Ele precisou ser criativo para se adaptar, criando uma técnica para pintar suas telas. Passou a colocar o pincel entre os dedos da mão em concha e a pintar a primeira parte do quadro para, posteriormente, sua mãe virar a tela de ponta cabeça para que o artista terminasse seu trabalho.

Hoje, aos 54 anos, chega a 34 anos de atuação na área das Artes Visuais, tendo pintado mais de 400 telas que estão espalhadas pelo mundo. Por seu trabalho e trajetória, conquistou muitos prêmios e reconhecimento dentro e fora do país.

Cronograma do evento

DIA 24
Terça-feira, a partir das 15h
– Inauguração do Setor de Artes Visuais do Ponto Azul para autoridades e imprensa
– Lançamento do livro “Marcelo Schimaneski – pincéis da superação” de autoria da Dione Navarro
– Abertura da exposição de telas em estilo Naïf do artista plástico Marcelo Schimaneski

DIA 25
Quarta-feira, das 10h às 17h
– Lançamento do livro “Marcelo Schimaneski – pincéis da superação” de autoria da Dione Navarro para a população em geral (R$ 35,00 o livro)
– Sessão de autógrafos da escritora Dione Navarro e do pintor Marcelo Schimaneski
– Exposição de telas em estilo Naïf do artista plástico Marcelo Schimaneski