Correio dos Campos

Adolescentes do projeto Música para Todos se apresentam em evento nacional

Desde 2016 o projeto leva arte e cultura para população em vulnerabilidade social
23 de agosto de 2021 às 18:40
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Adolescentes que integram o projeto Música para Todos, coordenado pela Vara da Infância e Juventude em parceria com a Batukarte, se apresentaram na última quinta (19) e sexta-feira (20) durante o “Seminário Região Sul – Pacto Nacional pela Primeira Infância”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, TJPR e EDUJ Paraná.

Através do projeto, crianças e adolescentes atendidos pela Vara da Infância têm acesso a aulas de música a partir de diversos instrumentos musicais, com o apoio da CCR Rodonorte. São aulas de violão, teclado, flauta doce e percussão. O projeto existe desde 2016, mas este ano as aulas acontecem em formato remoto, devido à pandemia. Apesar dos desafios, a adaptação mostrou bons resultados.

O músico e coordenador do projeto, Ricardo Correa, relata que tomando as medidas de prevenção à contaminação do coronavírus foi possível realizar os ensaios com o grupo que se apresentou de forma gravada no evento. “Os alunos são estudantes mais antigos do projeto, que já levam a música em suas vidas, por mais que estudem outras áreas”, comenta Corrêa.

Aluna do projeto desde 2017, Karolina Oleniski Basso cantou o Hino Nacional na abertura do evento e na apresentação reproduzida de forma online. Segundo ela, ser escolhida para representar o projeto teve muito peso e responsabilidade. “Saber que, por conta da Juíza e da minha voz, o projeto vai chegar ao conhecimento em âmbito nacional é extremamente gratificante e eu fico muito feliz e honrada por ter sido escolhida para fazer parte disso”, relata a estudante.

Além do aprendizado musical e do acesso à produção artística, o projeto tem se mostrado eficiente também no processo de sensibilização e socialização das crianças e adolescentes. “Os resultados que a gente verifica nesses meninos e meninas nos colocam sempre com uma expectativa e um olhar para a melhoria de vida desses alunos, tanto no aprendizado, quanto no olhar que eles podem ter profissionalmente para esse tipo de atividade”, comenta a juíza de direito titular da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, Dra. Noeli Salete Tavares Reback.

As aulas

Cerca de 40 alunos fazem parte do projeto. As turmas são formadas por crianças e adolescentes de quatro instituições: Instituto João XXIII, o Ministério Melhor Viver, a Associação de Promoção à Menina (APAM) e o Centro de Socioeducação Regional de Ponta Grossa (Cense). Todas as turmas são acompanhadas de um tutor da própria instituição.

A coordenação do projeto disponibiliza os instrumentos musicais para as entidades que não os têm, a fim de que o aluno também realize experiências práticas a partir das aulas. O professor ensina música aos estudantes por videochamada e ainda prepara vídeos para complementar os conteúdos e incentivar os treinos. As aulas acontecerão em formato remoto até que as entidades liberem as ações presenciais.

O evento

O Seminário aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto, de forma online, reunindo autoridades nacionais para a discussão sobre a importância do Marco Legal da Primeira Infância, fomentando a implementação da prioridade absoluta prevista no artigo 227 da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento é voltado para profissionais do Sistema de Justiça e do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente da região sul do país.