Correio dos Campos

Sepam representará PG em quatro modalidades na fase final dos Jogos Escolares do Paraná

Colégio participará da competição que terá formato diferente neste ano
4 de agosto de 2021 às 18:05
Equipe do handebol masculino participou de um amistoso na semana passada como forma de preparação para os JEPs. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Colégio Pontagrossense Sepam participa, neste mês de agosto, da fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), como uma das escolas representantes de Ponta Grossa. As equipes da instituição competem nas modalidades de handebol, tênis de mesa, natação e xadrez. A estreia do Sepam na competição acontece no sábado, 7 de agosto.

Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, os jogos possuem formatos diferenciados. Nas modalidades individuais, a inscrição foi aberta aos atletas interessados. Já nas coletivas, as escolas participantes são as mesmas que terminaram a edição de 2019 nas sete primeiras colocações, o que culminou na não realização das fases municipal, regional e macrorregional. Os campeões de cada modalidade serão classificados para disputar a etapa nacional da competição. Em 2020, os JEPs não foram realizados como forma de prevenir a disseminação da Covid-19.

De acordo com o coordenador de esportes do Colégio Sepam, Ben Hur Chiconato, as equipes estão preparadas para enfrentar as novidades do novo formato do campeonato. “Os nossos atletas estiveram antes e durante o período de férias treinando intensivamente para essa competição. O Colégio Sepam vive essa expectativa de poder retomar a participação em eventos do estado, já que possui uma tradição grande nas modalidades que competirá, com conquistas excepcionais e atletas sendo convocados para integrar a seleção do Paraná”, ressalta Chiconato.

Tênis de mesa

Será a primeira modalidade que o Sepam disputará medalhas, com competição programada para o sábado (7). As partidas serão realizadas na cidade de Toledo. A equipe é formada por dois atletas: Luiza Paiano Costa, que jogará o individual feminino B (12 a 14 anos de idade), e Otávio Marcondes Said, que brigará por medalha no masculino A (15 a 17 anos de idade). O professor, Pedro Geronimo, é quem está no comando da equipe.

Natação

O Sepam terá quatro atletas na competição, dois no masculino e dois no feminino. As provas serão realizadas em Curitiba, no dia 21 de agosto. Bárbara Malacarne Campagnoli competirá pela classe B e Melissa Alves Gulmini disputará medalhas na classe A. No masculino, Otávio Berger Ribas e Felipe Chi Kravchychyn serão os representantes do Colégio na classe B. O professor Ben Hur acompanhará os atletas na capital paranaense.

Handebol

O Sepam disputará as competições do handebol no naipe masculino B. O convite para a final veio por conta do vice-campeonato conquistado em 2019. Os jogos acontecerão na cidade de Campo Mourão. O sistema de eliminatória será simples, ou seja, quem perde é eliminado da competição. A delegação do Sepam embarca para a competição no dia 20 de agosto, com os confrontos acontecendo nos dias 21 e 22. O time será dirigido pelo professor Bruno dos Santos.

Xadrez

Com grande tradição na modalidade, o xadrez do Sepam viverá uma disputa diferente, mas, já assimilada pelos atletas. A competição acontecerá de forma on-line, condição que não assusta os enxadristas orientados pelo professor Lucas Borges, que já se adaptaram aos treinamentos e jogos não presenciais. Ao todo, serão 11 atletas participantes. Na classe B serão duas enxadristas do feminino e cinco no masculino. Na classe A, o Sepam terá quatro atletas. A competição terá três etapas. No dia 7 e 14 de agosto acontecem as fases classificatórias e no dia 21 a grande final.