Correio dos Campos

Procon alerta sobre golpes envolvendo empréstimos financeiros

28 de julho de 2021 às 18:08

Procon alerta sobre golpes envolvendo empréstimos financeiros

por Josué Teixeira

Nos últimos dias, o Procon da Prefeitura de Ponta Grossa, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), registrou o encaminhamento de denúncias relacionadas à aplicação de golpes envolvendo propostas de empréstimos financeiros. Diante disso, o Procon Ponta Grossa alerta os consumidores para que redobrem a atenção e, havendo qualquer dúvida, busquem o órgão e demais autoridades para a realização de denúncias.

De acordo com o coordenador do Procon, Leonardo Werlang, a ação dos criminosos consiste na troca de mensagens afirmando que o consumidor já tem crédito aprovado e que para sua liberação é necessário o depósito de certa quantia em dinheiro para custear o registro do contrato. “Segundo informações repassadas para nós, a abordagem geralmente acontece através de aplicativos de mensagens. Após solicitação de dados e outras informações, os golpistas mencionam a suposta necessidade de depósito prévio de valores para liberação e que o montante será ressarcido no próprio empréstimo, situação que por si já é ilegal”, explica.

Outro ponto importante levantado pelo coordenador do Procon é que as contratações por telefone são proibidas no Paraná.

“Diante dessa situação, nós reforçamos a orientação para que o consumidor não forneça nenhum dado nem realize depósitos e, o mais importante, fique atento a propostas com condições incomuns. Além disso, também é muito importante buscar o Procon e demais órgãos competentes para o registro da denúncia, contribuindo assim para a inibição de tais práticas”, completa Werlang.