Correio dos Campos

Catequese, grupos de jovens e pastorais devem se unir para articular ações para o Mês Vocacional

Mobilização na Diocese envolverá jovens e pastorais
20 de julho de 2021 às 17:31
O assessor, padre Kleber, tomou a primeira dose da vacina contra a Covid, dia 18. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – As pastorais da Catequese, Grupos de Jovens, Pastoral Familiar e Pastoral Vocacional, em comunhão com o pároco, devem ser as responsáveis este ano pela articulação das atividades relativas ao Mês Vocacional, que acontece em agosto. Estes movimentos devem se unir para dinamizar o período, em cada paróquia. A orientação consta de carta divulgada pelo assessor eclesiástico do Setor Juventude e coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Ponta Grossa, padre Kleber Pacheco.

A carta é direcionada às paróquias e movimentos da Diocese. O documento aborda orientações para a vivência do mês de agosto. De acordo com o assessor, as ações devem ser pautadas a partir do tema ‘Cristo nos salva e nos envia’, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Mês Vocacional 2021

Aos párocos, vigários, jovens, Pastoral Vocacional, Pastoral Familiar e Catequistas,

Desde 1981 a Igreja no Brasil intensifica, no mês de AGOSTO, a oração pelas vocações, bem como a promoção da cultura vocacional. Este movimento que envolve oração e promoção das vocações deve acontecer na paróquia, pois é neste “chão” que florescem as vocações. Por isso, neste ano de 2021 queremos motivar para que a Catequese, grupos de jovens, Pastoral familiar e Past. Vocacional em comunhão com o pároco, se unam para ARTICULAR E DINAMIZAR o mês Vocacional na paróquia.

Como disse Dom Jaime Spengleri em uma entrevista “Urge apresentar aos jovens e adolescentes os distintos caminhos do serviço do Senhor e do seu Reino: como leigos engajados nos diversos âmbitos da vida social; casados que assumem o compromisso do matrimônio; consagrados por causa do Reino dos Céus; e ministros ordenados a serviço do povo, nas diversas comunidades de fé”. (Fonte CRB Nacional). Nada melhor do que a paróquia para apresentar estes distintos caminhos.

O tema deste ano: Cristo nos salva e nos envia, faz parte das três verdades que o Papa Francisco disse que sempre devemos falar: Deus nos ama, Cristo nos salva e Ele vive (Christus Vivit n. 111-133. O material que será usado para dinamizar o mês vocacional é o subsidio elaborado pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB. O subsidio traz 6 roteiros de leitura orante e cinco rodas de conversa. Além disso tem uma proposta de vigília vocacional com a juventude e terço vocacional.

Este material está disponível para aquisição no site das Edições CNBB no formato de e-book e livro impresso. https://www.edicoescnbb.com.br/. Sugiro que adquira o quanto antes este material e disponibilize para os coordenadores das pastorais citadas, para a preparação do Mês Vocacional na paróquia. Qualquer dúvida, estou à disposição!