Correio dos Campos

Celebrações festejam Nossa Senhora do Carmo

14 de julho de 2021 às 18:26
As obras no santuário começam em dezembro de 2015. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Novenas em honra a Nossa Senhora do Carmo têm acontecido todas as quintas feiras, desde o dia 7, para comemorar a padroeira da comunidade e da igreja-santuário erguida no Parque dos Pinheiros, na região do Contorno Leste, no bairro de Uvaranas, em Ponta Grossa. A programação prossegue até esta quinta-feira (15), quando a celebração será com o pároco, padre João da Costa Holanda, que dará uma bênção especial aos integrantes das pastorais. Sexta-feira, 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, uma missa solene está marcada para as 20 horas. Haverá bênção de escapulários.

No domingo (18), missa às 9h30 e almoço à base de estrogonofe encerram as festividades da padroeira. A compra dos convites tem que ser feita antecipadamente e a retirada no domingo, a partir das 11 horas, no sistema drive thru. Transmitidas pelo Facebook do santuário, as celebrações estão se limitando aos moradores da comunidade em função da restrição no número de fiéis devido a pandemia. “Não podem ser feitos grandes eventos, por isso temos realizado algumas ações para não parar a construção do santuário”, comenta o coordenador do Conselho Pastoral da Comunidade, Edson de Paula.

O coordenador refere-se ao ‘Estrogonofe do Santuário’, que está tendo os convites vendidos a R$ 25 na secretaria do santuário, ou, durante as celebrações com os agentes de pastorais, e o sorteio especial de uma cesta de chocolates, no dia 16, depois da missa solene. O valor é R$ 2 e podem ser pagos via PIX, com o envio do comprovante para o WhatsApp 99152-1547. O resultado será divulgado online. “Retomamos este ano com o novenário e tivemos a honra de receber o bispo Dom Sergio (Arthur Braschi) em uma das novenas que ocorreu no último domingo”, detalha de Paula.

De acordo com o coordenador, a verba obtida com as promoções será investida nas obras do santuário. “Colocamos gradil na parte da frente do santuário e foi feita a pintura da parede da fachada da frente. Acredito que ainda gastaremos por volta de uns 500 mil reais, pois falta a parte de acabamento, que é o mais caro. Para quem quiser nos ajudar temos o ‘Carnê do Metro Quadrado da Construção’, onde o benfeitor pode estar contribuindo mensalmente. E acrescentamos o PIX para doações, para facilitar”. O PIX é [email protected]

O Santuário de Nossa Senhora do Carmo está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. Há novena e celebrações todas as quintas-feiras, às 20 horas, e, no domingo, às 9h30, tudo seguindo os protocolos sanitários vigentes. O santuário é assistido pela Congregação dos Padres Cavanis, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.