Correio dos Campos

Engie entrega materiais para o Projeto Antares

6 de julho de 2021 às 18:23
(Foto: Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSORIAS – O Projeto Antares, desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, recebeu um cheque no valor de R$ 32 mil da Engie Brasil Energia, que serão utilizados na aquisição de equipamentos e materiais destinados aos jovens participantes do programa.

O Antares é um projeto gratuito para os estudantes TALENTOSOS, selecionados, que oferece aulas em contraturno ao longo de todo o ensino médio, de modo que ao final de três anos os alunos tenham conhecimentos avançados nas disciplinas de Português, Exatas (Física, Química e Matemática), conhecimento básico de Lógica de Programação, Noções de Contabilidade, Noções de Administração, Noções de Direito, Empreendedorismo, Educação Financeira, Cooperativismo Jovem, Cidadania e Politização.

O valor doado pela Engie será utilizado para a aquisição de kits personalizados com mochila, caderno, squeeze, estojo e camiseta, além de material para impressão de apostilas e cinco notebooks. Para a Diretora de Responsabilidade Social da ACIPG, Milane Barbur, a doação da Engie é um importante passo para o projeto e um grande estímulo aos alunos. “Essa doação que a Engie está nos fazendo vem em um momento muito providencial, em função DE que nossos alunos, a maioria deles, são muito carentes, inclusive não têm condições de comprar o material. Então o ganho desse material, de mochilas, inclusive de camisetas, cadernos e os notebooks, vão fazer com que eles se sintam mais valorizados e animados a participar das aulas, principalmente nesse momento de pandemia”, comenta a diretora.

Carlo Bruno Lopes do Nascimento, coordenador socio-patrimonial da Engie, reforça que a importância do Projeto Antares e a preocupação com a educação foram motivadores à participação da empresa no projeto. “Para nós, um dos principais objetivos durante a fase de implementação dos nossos projetos é a capacidade de levar investimentos sociais para as comunidades e para os municípios interceptados pelos nossos empreendimentos. Nesse sentido, a área da educação é um dos principais fatores motivacionais para a Engie, e a gente fica prospectando grandes projetos, e a aderência do Projeto Antares, com a filosofia de investimento social privado da Engie, foi incrível. É um grande projeto, eu acho que um investimento na educação, e a Engie corrobora desse entendimento, é um dos pilares do desenvolvimento sócio econômico do nosso país, e para nós é um grande prazer ter mais essa parceria com a ACIPG. E investir e poder auxiliar nesse projeto tão fantástico que muda a vida e o futuro de jovens. Nós estamos muito satisfeitos com essa parceria”, destaca Carlo Bruno Lopes do Nascimento.

Após mais de um ano de pandemia, o Projeto Antares também foi afetado pelas consequências da Covid, e a meta para os próximos meses é retomar a grandeza do projeto, contando com o auxílio da iniciativa privada, como a feita pela Engie. A diretora Milane Barbur comenta que o número de alunos atendidos pelo projeto diminuiu, mas que a perspectiva para o futuro é de crescimento, atingido um volume maior de jovens a serem beneficiados. “Infelizmente com a pandemia perdemos muitos alunos, muitos pais perderam seus empregos, muitos alunos tiveram que começar a trabalhar, muitos alunos não tinham condições de terem as aulas remotas, então a gente teve que se reinventar. Antes da pandemia estávamos com 85 jovens, e hoje nós estamos com menos de 30. Por conta das aulas não presenciais, que eles precisam ter um aparelho conectado à rede, muitos não tem celular, não tem rede, então por isso essa diminuição tamanha do número de alunos. Esperamos que no próximo ano a gente consiga captá-los novamente, e aí com uma nova visão, para que possamos dar um sentido melhor e maior para nossos jovens talentos”, espera Milane Barbur.

A Engie já firmou outras parcerias com a ACIPG, e o coordenador socio-patrimonial reforça a importância da entidade junto ao município, já prospectando apoios em outros projetos de relevância social para Ponta Grossa. “Desde quando chegamos para a implantação do nosso projeto nós tivemos na ACIPG um grande parceiro. Uma instituição séria, comprometida com sustentabilidade e responsabilidade social, gerando uma identidade muito grande com as ações da Engie. Nesse sentido, nós já apoiamos alguns projetos de cultura, o livro da ACIPG, que se confunde com a própria história de Ponta Grossa, e tenho certeza que ainda teremos diversas parcerias para o futuro, sempre pensando na coletividade e em prol do desenvolvimento da cidade, da comunidade, e das pessoas que vivem aqui”, finaliza Carlo Bruno Lopes do Nascimento.