Correio dos Campos

Agência do Trabalhador de PG busca união para obtenção de recursos

Reunião em Maringá organiza agências das principais cidades paranaenses
25 de junho de 2021 às 18:12
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – Nesta semana, servidores da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional estiveram na Agência do Trabalhador de Maringá. O objetivo do encontro é, através de um trabalho técnico, fazer com que as Agências de Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Curitiba atuem de maneira cooperada, somando forças junto ao Ministério da Economia no repasse de recursos do Fundo do Trabalho.

O coordenador de Administração da SMICQP, Nilton Cesar Bahls Gomes, relata que no encontro os servidores ponta-grossenses assistiram uma explanação da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Agricultura de Maringá que apresentou todas as ações do município no que se refere a emprego e as dificuldades que passam as Agências do Trabalhador. “Além disso, foi proposta uma visita em bloco em Brasília para buscar as verbas junto ao Ministério da Economia. Somente com ações conjuntas será possível chegar a uma solução dos repasses financeiros para amenizar os custos dos municípios”, disse Gomes.

A chefe da divisão financeira da Agência do Trabalhador, Jane D’Eleoterio, explica que este recurso do fundo, é oriundo da municipalização das Agências do Trabalhador das principais cidades do estado, em que foram passadas para as prefeituras a responsabilidade do órgão que era do Estado. “Nosso vínculo agora é direto com o Ministério da Economia, do governo Federal. Desde 2009, recebemos apenas duas vezes os recursos do fundo e todas as despesas da Agência ficam a cargo do município, sem um respaldo financeiro da União”, elucida Jane, salientando que os recursos servirão para modernização e melhoria nos serviços prestados pela Agência.

O coordenador avalia que o momento é de articulação política para a destinação de recursos para o incremento das principais Agências do Trabalhador no Estado. “Vamos acionar os deputados federais e senadores para ajudar as cidades com este serviço municipalizado para terem acesso ao fundo. Já contatamos o líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, para que interceda pelas Agências do Trabalhador do Paraná”, finaliza Gomes.