Correio dos Campos

Agência do Trabalhador e Departamento de Qualificação buscam diminuir vagas não preenchidas

Ação conjunta visa maior empregabilidade para os candidatos nas vagas de trabalho oferecidas
16 de junho de 2021 às 18:13
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional está implantando um sistema de controle de qualidade, focando suas ações para diminuir o índice de sobra de vagas pela falta de qualificação. A interação constante entre Agência do Trabalhador e o Departamento de Qualificação Profissional, juntamente com a parceria com outras instituições, possibilita um maior aproveitamento na ocupação das vagas de emprego.

O coordenador de Administração da SMICQP, Nilton Cesar Bahls Gomes explica que várias reuniões aconteceram na Agência com os colaboradores para alinhar todas as atividades inerentes ao trabalho, emprego e qualificação profissional. “Estamos também contatando com várias empresas para mostrarmos o potencial da Agência do Trabalhador na abertura de vagas, na intermediação, na capacitação e no processo de seleção, estamos trabalhando com mais eficiência e eficácia”, disse.

Segundo Gomes, dentro da Agência do Trabalhador estão sendo buscadas diversas ações que serão apresentadas para a população de Ponta Grossa. “Ainda este semestre, os colaboradores estão trabalhando para entregarem a nossa cidade muito emprego e condições melhores de vida para os trabalhadores”, conta.

O coordenador enfatiza que as parcerias com outras entidades são importantes para a efetividade deste controle de qualidade de mão de obra a ser oferecida para as empresas de Ponta Grossa. “Contamos com parcerias neste processo como o EJA de educação para jovens e adultos, o Senai, o Senac, o Sesi e Sebrae. Além disso, disponibilizamos orientações para que os candidatos às vagas de emprego tenham um acompanhamento para a confecção do próprio currículo para facilitar a contratação”, disse Gomes.

“Através da união das demandas apresentadas pela Agência do Trabalhador, com o suporte dado pelo Departamento de Qualificação, a intenção é reduzir a quantidade de vagas que são devolvidas para as empresas, sem o devido preenchimento de mão de obra. A integração destes setores será de muita valia para a empregabilidade em Ponta Grossa”, afirma o secretário José Loureiro Neto, que salienta que isso é importante para ocupação de vagas de emprego, para as empresas que precisam de trabalhadores, para o cidadão que precisa de trabalho e principalmente para o desenvolvimento da cidade.