Correio dos Campos

Prefeitura recebe comitiva de Cascavel e apresenta projetos do Meio Ambiente

Secretário de Meio Ambiente, Andre Pitela, apresentou diversos projetos de Ponta Grossa para o secretário de Meio Ambiente de Cascavel, Nei Haveroth
10 de junho de 2021 às 18:26
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – Com projetos inovadores e ampliação significativa do gerenciamento de resíduos, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu esta semana uma comitiva da Prefeitura de Cascavel para apresentar estas iniciativas, que têm servido de modelo para outras administrações municipais. Uma comitiva com o secretário de Meio Ambiente de Cascavel, Nei Hamilton Haveroth; o diretor de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Martins Lima; e o coordenador do Aterro Sanitário de Cascavel, Elmo Rowe Jr. passou o dia em Ponta Grossa conhecendo projetos e ações, como a Usina Termoelétrica a Biogás e o Centro de Educação Ambiental, entre outros.

“Temos trabalhado muito para ampliar os programas de gerenciamento de resíduos em Ponta Grossa, garantindo a destinação correta de uma quantidade cada vez maior de materiais, além da geração de energia através da Usina Termoelétrica. Além disso, depois de anos estamos encaminhando nossos resíduos para um aterro sanitário licenciado e esperamos ampliar a destinação correta dos materiais com o trabalho de sensibilização do Centro de Educação Ambiental. Essas iniciativas podem ajudar e servir de modelo também para outras prefeituras resolverem problemas na gestão ambiental”, detalha o secretário de Meio Ambiente, André Pitela.

A comitiva de Cascavel teve a oportunidade de conhecer o Centro de Educação Ambiental, inaugurado no último sábado, a Usina Municipal Termoelétrica a Biogás, o Aterro Sanitário CTR Vila Velha, o programa Feira Verde e a associação de recicladores Acamaro.

Em maio, a Prefeitura de Ponta Grossa recebeu a visita do prefeito da cidade de Tomazina, Flavio Zanrosso, que também é o presidente do Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário (CIAS), que compreende os municípios de Tomazina, Ibaiti, Japira, Jaboti, Siqueira Campos e Pinhalão. O objetivo foi conhecer a primeira usina termelétrica pública do Brasil, inaugurada em Ponta Grossa no final do mês de abril, para entender seu funcionamento e através do Consórcio implementar um modelo parecido.