Correio dos Campos

Pessoas que moram nas ruas poderão passar a noite no ginásio Zukão

Eles contarão com plantão de atendimento, resgate e encaminhamento. Os atendimentos iniciam a partir de amanhã (11)
10 de junho de 2021 às 18:03
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Ponta Grossa também é conhecida pelas baixas temperaturas registradas, e quando está no clima frio é o momento que os casacos e cobertas começam a sair dos armários para aquecer o corpo. Durante todo o ano e principalmente neste período, a Prefeitura Municipal realiza doações de cobertores e agasalhos para aquecer os moradores de rua. A partir de amanhã (11), a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) disponibilizará um local para que estas pessoas passem a noite.

O Serviço Especializado em Abordagem Social, ligado a FASPG, está disponibilizando um telefone de plantão, onde os munícipes poderão entrar em contato caso encontrem alguém dormindo na rua, nas noites geladas da cidade. As chamadas devem ser feitas para o 42 98872-3820, os encaminhamentos serão pelo serviço ou livre demanda. O local destinado a receber as pessoas em situação de rua será o ginásio de esportes Zukão, rua General Rondon, 2-158, na Nova Rússia.

“Este telefone será exclusivo para o atendimento. É importante que a população esteja ciente da importância de não passar trotes, para que o serviço seja eficiente e preciso. Quando o munícipe entrar em contato, é necessário que seja informado, corretamente, o local que o cidadão está, desta maneira a equipe chegará mais rápido até a situação”, destaca a presidente da FASPG, Simone Kaminski. Assim que o plantonista receba a ligação uma equipe será deslocada para o atendimento, verificando as condições da pessoa e realizando encaminhamento para abrigo, quando necessário.

Ponta Grossa conta com aproximadamente 110 pessoas que residem nas ruas da cidade, estes poderão passar a noite no ginásio a partir das 20h, podendo ficar até às 8h do dia seguinte. As pessoas contarão com colchões, cobertores. “Vamos tomar todas medidas necessárias de higiene e distanciamento. Nossa intenção é fornecer um local seguro e quente para os que mais precisam neste momento”, explica Simone.

Sobre o Serviço Especializado em Abordagem Social

O Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas, dentre outras. O público do serviço de abordagem são: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias em situação de risco pessoal e social que utilizam os espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

A Prefeitura também conta com outros serviços para o público em situação de rua, que é através do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Creas Pop). Esta população pode procurar a equipe técnica próximo a rodoviária, rua Tobias Monteiro, 74 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “O atendimento é sempre visando atender a demanda das necessidades imediatas, como alimentação, que é oferecido o café da manhã e o lanche da tarde, e distribuído marmitex feita pelo Restaurante Popular, mas também demanda quanto a higiene, são distribuídos kits de higiene pessoal, para uso aqui no serviço, por exemplo”, explica a diretora do departamento de Proteção Social Especial, Thais Verillo.

No Centro Pop os usuários também têm acesso a espaços de guarda de pertences e provisão de documentação civil. “Oferecemos atendimento e acompanhamento técnico para análise das demandas dos usuários, através de entrevista de escuta qualificada e orientação individual e em grupo. Articulamos e encaminhamos a outros serviços socioassistenciais e demais políticas públicas, com vistas a garantia de direitos da população em situação de rua”, completa a diretora. Hoje, são realizados uma média diária de 150 atendimentos no local.