Correio dos Campos

Curso de líderes da Diocese de Ponta Grossa forma primeira turma

10 de junho de 2021 às 18:31
A turma presente no último encontro, no sábado. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – “Foi uma chance de melhorar para realizar o trabalho com os jovens e uma chance de evoluir como pessoa. Me mudou muito, eu consegui ver muitas coisas, abriu muitos horizontes, aprender é muito válido”. A frase da coordenadora da Pastoral de Adolescentes da Paróquia São Miguel, de Irati, Ana Canesso, avalia o Curso de Capacitação de Líderes e Coordenadores de Grupos de Jovens, promovido pelo Setor Juventude da Diocese de Ponta Grossa. O último encontro aconteceu no sábado (5).

A primeira turma teve início em julho de 2020 e contou com participantes de várias regiões da Diocese. Nesta etapa, ao todo, foram 22 encontros ministrados remotamente, a cada 15 dias, através da plataforma Google Meet. Com conteúdo que abordou iniciativas de suporte e apoio à liderança juvenil, o estudo é pautado em temas como espiritualidade, formação bíblica, planejamento, comunicação e liderança. No mês de julho está prevista a formatura dos participantes que concluíram as formações até junho deste ano.

Pietra Valentina Canesso, do Grupo Jovens da Luz, também de Irati, ressalta que o curso aconteceu quando mais precisava e foi fundamental na sua vida. “A gente encontrou um norte. Aprendi muitas coisas com esse curso, mas em especial eu aprendi a ter coragem, aprendi que só não se machuca quem não se arrisca e só não tropeça quem não caminha. Eu tenho uma missão e eu preciso ter coragem para cumprir essa missão”, relata.

Lucas Golinski também afirma que a formação foi necessária para sua atuação. “A cada encontro que passava, os testemunhos, os conceitos, a gente conseguia trazer para a realidade do nosso grupo, tentava buscar uma forma de agregar todo aquele conhecimento que era passado. Foi algo muito importante. Fui perdendo a insegurança em conduzir o grupo de jovens”, expõe o coordenador do Grupo de Jovens da Luz.

Para o assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Kleber Alexandre Pacheco, o curso é uma oportunidade para os jovens em diversas expressões da Diocese. “Uma experiência belíssima, a formação tem ajudado muitos jovens a crescer no ministério da coordenação. Reiteramos que a formação não acaba aqui. Convidamos o jovem a expandir os horizontes e coordenar com eficiência e espírito do Evangelho”, comenta.

O jovem que tiver interesse em receber os conteúdos pode fazer sua inscrição pelo site oficial do Setor (www.sjuventudepg.com.br), na aba inscrições, e preencher o formulário.