Correio dos Campos

Prefeita Elizabeth Schmidt sanciona lei sobre compartilhamento câmeras particulares com o Município

28 de maio de 2021 às 09:05
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A prefeita Elizabeth Schmidt sancionou, na tarde de hoje (27), a Lei Municipal 13.950/2021. O texto dispõe sobre a possibilidade de o Município firmar parcerias com empresas e cidadãos para a cessão de imagens e acesso remoto a câmeras externas particulares, que serão disponibilizadas para a Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP).

A assinatura foi acompanhada pela secretária da SMCSP, Tânia Sviercoski, pelo o procurador geral do Município, Gustavo da Matta e pelo autor da lei, o vereador Filipe Chociai, além do vereador Ezequiel Bueno, o diretor de Tecnologia da SMCSP, Rogério Büchner e o comandante da Romu da GCM, Emerson Milek.

“Utilizar a tecnologia é essencial para que continuemos avançando na área da segurança pública em Ponta Grossa e essa lei irá auxiliar para que possamos ampliar os trabalhos da nossa Central de Monitoramento e a segurança da população”, declara a Prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com a secretária Tânia Sviercoski, a possibilidade de o Município ter acesso a essas imagens contribui para o fortalecimento da Central de Monitoramento e das ações promovidas pela SMCSP na cidade. “Essas imagens que serão cedidas à SMCSP e a possibilidade de acesso remoto às câmeras pelas nossas equipes podem impactar de forma muito positiva na ampliação e fortalecimento do nosso Central de Monitoramento, podendo repercutir de maneira substancial nas ações de segurança. Além disso, também é importante ressaltar que o material gerado nesse processo poderá ser analisado e cedido às demais forças de segurança, dando subsídio não só para a prevenção, mas para a investigação e elucidação de crimes”, destaca.

Segundo o autor da lei, o vereador Filipe Chociai, o objetivo da medida é auxiliar no fortalecimento da segurança pública da cidade. “Gostaria de agradecer a prefeita Elizabeth Schmidt por nos proporcionar esse momento. A gente amadureceu essa ideia, fizemos o debate na Câmara Municipal e conseguimos propor essa lei, que é um primeiro passo para que consigamos concretizar um sistema dentro da segurança pública que tenha esse compartilhamento de imagens e traga resultados ainda melhores para a segurança pública”, finaliza.