Correio dos Campos

Semana da Cultura Bruno e Maria Enei inicia nesta sexta-feira

Evento terá discussões com artistas de diferentes gerações mediadas pelo presidente Alberto Portugal e abordará uma análise do panorama artístico cultural e identidade cultural no Município
26 de maio de 2021 às 17:48
(Foto: Divulgação/FMC)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), inicia, nesta sexta-feira (28), as atividades da 35ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei. O evento deste ano terá discussões com artistas de diferentes gerações mediadas pelo presidente Alberto Portugal e abordará uma análise do panorama artístico cultural e identidade cultural no Município.

“Nosso principal objetivo é fortalecer a Semana da Cultura como um evento plural e dedicado a discutir as manifestações artísticas da cidade em suas mais diversas vertentes, utilizando como diferencial a tecnologia, que será empregada para viabilizar a integração entre o público e os artistas que participam da semana. Todo esse processo será transmitido através das redes sociais da própria Fundação”, explica o presidente da FMC, Alberto Portugal.

Para a artista plástica Solange Leminski, o contato entre gerações é uma importante ação para a comunidade artística, assim como para o Município. “Essa iniciativa de proporcionar esse contato entre gerações de artistas é fundamental. É uma troca de experiências e isso é muito importante tanto para nós como artistas como para a cidade como um todo”, declara. Ela também ressalta a relevância de um olhar interdisciplinar proposto pelo evento deste ano. “Eu vejo que a Semana da Cultura é um momento de diversidade cultural e não pode ser inserida de forma forçada ou estanque, precisa ser algo que permeia uma prática pedagógica e oferecer a oportunidade de promover um olhar interdisciplinar e contextualizado sobre temas culturais, o que é exatamente isso que está sendo proposto”, completa.

Outro integrante da Semana da Cultura, o músico Guilherme Santos, destaca a troca de experiências entre gerações. “Estou com uma expectativa muito positiva, tô bem animado. Vejo a iniciativa com muito bons olhos. Isso só tem a agregar para a cultura ponta-grossense pelo fato de que a nova geração poderá aprender o que veio antes, qual é a caminhada da nossa cidade no aspecto cultural, como também poderemos apresentar ferramentas novas aos artistas da geração anterior” finaliza.

Encontro de gerações

De acordo com a Fundação Municipal de Cultura (FMC), a premissa principal da 35ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei é construir e/ou reconhecer uma identidade cultural a partir da visão de diferentes gerações de artistas locais.

Para isso, a FMC irá promover um encontro entre gerações no Centro de Cultura. A ação, será realizada durante três dias, onde 14 artistas de diversos segmentos das artes visuais, tais como artesanato, audiovisual, dança, literatura, música e teatro, participarão de debates e discussões medidas pelo presidente da FMC. Como parte da temática, os participantes serão divididos em dois grupos: Nova Geração, composto por artistas com menos de 25 anos, e Veteranos, que contará com artistas com mais de 60 anos.

A partir dessa dinâmica, serão promovidos encontros entre as duplas de cada segmento artístico para que haja a troca de experiências e visões nas diferentes gerações. Essas conversas vão criar subsídio para um encontro final, realizado online com todos os participantes, gerando um material audiovisual documental que será exibido via Facebook da FMC.

Ainda sobre a ação, as apresentações artísticas serão gravadas atendendo aos protocolos de segurança e postadas no horário de acordo com cronograma desenvolvido pela FMC.

Cronograma

28/05

19h – Abertura Oficial com apresentação do formato e o intuito da Semana e uma performance artística

29/05

13h – Performance musical

18h – Banda-Escola Lyra dos Campos

20h – Estreia do documentário produzido com os artistas

21h – Live de apresentação da Lei de Salvaguarda

21h30 – Live com um Quiz sobre Patrimônio Cultural