Correio dos Campos

Prefeitura incentiva qualificação para público PCD

Iniciativa visa ampliar mercado de trabalho para pessoas com deficiência
26 de Maio de 2021 às 17:50
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa realizou na tarde desta quarta-feira (26), um evento de lançamento do Programa Qualifica Mais Ponta Grossa, de cursos de capacitação para pessoas com deficiência (PCD), no Ginásio da Pessoa com Deficiência – Jamal Farjallah Bazzi. O objetivo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais é realizar uma força tarefa para qualificação do público PCD, com o intuito de aumentar as possibilidades de colocação no mercado de trabalho.

O secretário José Loureiro Neto disse que a atual gestão se preocupa com a pessoa com deficiência e visa aumentar os índices de empregabilidade deste público, mas salienta que para isso, a qualificação é fundamental. “Queremos garantir a inclusão, ampliando as oportunidades para a pessoa com deficiência, bem como, garantir para o empregador uma mão de obra qualificada, que faça a diferença de maneira positiva para a empresa”, disse.

“Estamos sempre trabalhando em equipe e trazendo o melhor de cada área para nossos assistidos. As pessoas com deficiência devem, cada vez mais, estarem inseridas no mercado de trabalho e em todas as outras áreas. Trabalhamos diariamente para realizar a inclusão e iniciativas municipais como esta fazem a diferença na vida de cada pessoa com deficiência”, destaca a secretária da SMPPS, Simone Kaminski.

A diretora do Departamento de Qualificação, Delvana Sebastião, explica que são disponibilizados acesso para 42 cursos on-line de capacitação profissional, com certificação. “Os cursos são destinados para aqueles que desejam aprender a utilizar novas tecnologias de informação para o mercado de trabalho. Além das pessoas com deficiência, seus familiares podem fazer o curso também, pois são no formato on-line”, explica.

De acordo com a SMICQP, os cursos podem ter de 36 a 40 horas de carga horária, sendo possível ser feito por famílias de até cinco pessoas, podendo se inscrever munícipes com idade acima de 16 anos. Além dos diversos cursos que são na área de Informática Básica e Avançada, o Programa Ponta Grossa Digital para PCD oferece cursos profissionalizantes em Secretariado, Contabilidade, Administração, Marketing, HP-12C, Telemarketing, Marketing Pessoal, Departamento Pessoal, Youtuber, Oratória e Robótica.

Mais informações (42) 3220-1070 / ramal 2338.