Correio dos Campos

Atletas passam por testes em plataforma de avaliação online

26 de maio de 2021 às 17:36
(Foto: André Jonsson/OFEC)

COM ASSESSORIAS – Os atletas das categorias de base do Operário Ferroviário participaram de testes, no início do mês de maio, na plataforma Tatic Up. O programa permite avaliar a capacidade tática dos jogadores por meio de uma testagem realizada online.

O teste foi aplicado pelo aluno da Especialização em Futebol da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Rafael do Vale. Ao todo, 18 atletas passaram pelas avaliações. Os resultados obtidos fornecem informações precisas sobre a capacidade de leitura de jogo e tomada de decisão.

Durante os testes, os jogadores foram avaliados através de situações de jogo reais, com 12 princípios sendo considerados essenciais, como penetração, cobertura ofensiva, espaço com bola, espaço sem bola, mobilidade e unidade ofensiva. Além desses, contenção, cobertura defensiva, equilíbrio de recuperação, equilíbrio defensivo, concentração e unidade defensiva também foram considerados.

O preparador físico da categoria sub-19 do Fantasma, Lucas Carneiro, comentou sobre a importância das análises na plataforma. “A avaliação permitirá que a comissão técnica saiba pontos fortes e fracos da leitura de jogo do atleta, podendo assim intervir em pontos falhos de acordo com a avaliação.’’

As categorias de base do Fantasma estão com as atividades presenciais suspensas e os atletas estão realizando treinamentos em casa com supervisão das comissões técnicas por videoconferência. Além dos treinos e das palestras, eles fazem cursos online, disponibilizados pelo Instituto Mundo Melhor, participam de atividades pedagógicas e palestras semanais e recebem atendimento psicológico também em videoconferência.