Correio dos Campos

Vale a pena contratar internet HughesNet?

21 de maio de 2021 às 09:00
(Foto: Reprodução)

Atualmente, não ter uma conexão de qualidade em casa é algo que está fora de cogitação, mas o que fazer quando a maior parte dos serviços de internet cabeada não chegam na sua rua? Que tipo de plano alguém que mora numa casa no interior, por exemplo, deveria ter para conseguir utilizar sua internet com o mesmo desempenho de uma pessoa que mora na capital?

Pensando em atender as pessoas em todas as cidades, surgiu a proposta de internet via satélite da HughesNet. Confira a seguir se a internet HughesNet é boa, além de informações sobre preços, planos e contratação.

Operadora HughesNet

A operadora HughesNet, nomeada oficialmente por Hughes Network Systems, LLC (Hughes) é uma referência de escala global no fornecimento de banda larga via satélite, oferecendo sua tecnologia inovadora de internet no mundo todo. Um dado que reforça sua participação de peso é a parcela de 50% do mercado de internet via satélite representada pela Hughes.

Apesar da empresa ter origem e principal sede nos Estados Unidos (Germantown, Maryland), a Hughes tem escritórios de vendas e suporte em todo o mundo, incluindo no Brasil. A empresa está presente no país desde 1968 e opera com serviços de telecomunicações via satélite desde 2003.

Serviço de Internet HughesNet

A HughesNet atua no oferecimento de internet via satélite, que é uma modalidade focada especialmente para cidades interioranas e tem cada vez mais virado referência no serviço de “internet rural”.

A internet HughesNet parece distante do que conhecemos normalmente, todavia, o seu funcionamento é muito semelhante com a internet a cabo, exceto pela transmissão de sinal, que no caso da internet tradicional, é feita via cabos de sobre ou até fibra óptica. No caso da internet Hughes, ela é feita diretamente por um satélite, podendo alcançar até 100% de todo o território brasileiro.

É necessário cuidado, inclusive, com alguns mitos comuns sobre a internet via satélite, como a suposição que esse tipo de internet é mais lenta, instável ou exclusiva de zonas rurais — isso não é verdade. A HughesNet oferece planos de até 25 megas, quantidade contemplada em uma série de planos de internet a cabo de outras operadoras conhecidas no país, além de serem raras as situações de instabilidade da rede — de forma análoga a outros tipos de planos. E, por fim, a internet HughesNet disponível em mais de 5 mil cidades.

Preços e benefícios

É importante destacar que a internet via satélite, em muitos casos, tem um custo mais elevado do que a internet a cabo tradicional. Porém, seu uso em áreas rurais é muitas vezes a melhor solução disponível para se ter uma conexão de qualidade.

O preço da Hughesnet varia de acordo com seus planos, que começam em 10 Mega por R$189,90 e chegam até 25 Mega por R$599,90 mensais. Vale destacar que, caso comparada com os seus principais concorrentes, a internet HughesNet possui uma precificação competitiva e compatível com os serviços oferecidos no mercado.

Vale a pena contratar internet HughesNet?

Caso você more em uma região interiorana ou em algum local no qual não há o fornecimento de uma internet a cabo de qualidade ou acessível, a internet Hughesnet é uma boa opção para você.

O preço do serviço de internet via satélite da HughesNet é competitivo no seu mercado, apesar de ser, em média, mais elevado do que o da internet tradicional. Por isso, ela é indicada especialmente como uma opção de internet rural.