Correio dos Campos

Procon realiza reunião com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Ponta Grossa

Encontro com o Sindirepa Campos Gerais discutiu diversos assuntos relacionados aos direitos do consumidor como prazos, informações de orçamentos e destinação das peças
18 de maio de 2021 às 18:13
(Foto: Divulgação/PROCON-PR)

COM ASSESSORIAS – O Procon da Prefeitura de Ponta Grossa, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), realizou, na última semana, uma reunião com representantes do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Ponta Grossa (Sindirepa Campos Gerais).  O encontro discutiu assuntos relacionados aos direitos do consumidor nas relações de consumo voltadas à reparação de automóveis como prazos, informações de orçamentos e destinação das peças, entre outros.

De acordo com o coordenador do Procon Ponta Grossa, Leonardo Werlang, a reunião foi muito produtiva no sentido de estabelecer contato e promover a discussão acerca dos direitos do consumidor e os procedimentos essenciais na salvaguarda dos mesmos junto às empresas. “Durante o encontro, pudemos esclarecer pontos como o fato de o consumidor ter o direito de saber quais peças foram substituídas e quais foram utilizadas para o reparo. Também foram abordados temas como a necessidade de o cidadão receber o orçamento prévio para aprovação dos serviços e de ser informado sobre prazo para o conserto do veículo antecipadamente”, declara.

Outro ponto discutido pelo Procon foi sobre a garantia de reparos durante a aquisição de veículos usados. “Nestes casos, o Código de Defesa do Consumidor não prevê a garantia de 90 dias somente para  motor e câmbio, mas de todos os itens do veículo no período. O automóvel deve estar em condições de rodar sem trazer riscos à segurança ou prejuízos ao consumidor e qualquer problema que ocorra neste prazo, deve ser sanado pelo revendedor”, finaliza Werlang.

Serviço

Para mais informações sobre a compra e troca de veículos, o Sindirepa CG  disponibiliza a página www.sindirepacg.org.