Correio dos Campos

Poço da comunidade da Lagoa dos Pintos recebe manutenção

Água de qualidade em áreas rurais é prioridade para a Prefeitura de Ponta Grossa
18 de maio de 2021 às 18:21
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A comunidade da Lagoa dos Pintos, no Distrito do Itaiacoca conta novamente com qualidade na água em seu abastecimento comunitário. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) realizou a troca da tubulação e a desinfecção do poço na localidade.

De acordo com o secretário municipal, Bruno Costa, a manutenção preventiva do sistema de abastecimento de água, localizada na região da Lagoa dos Pintos, é de responsabilidade da comunidade. Porém, em determinados casos, quando a necessidade de intervenção é maior, há a parceria com o Município, que adquire as peças para reparos e melhorias nos sistemas. “Realizamos a substituição da tubulação e a desinfecção do poço”, relata Costa.

A SMAPA informa que o Sistema de Abastecimento em Área Rural, atende a aproximadamente 900 famílias no Itaiacoca, Guaragi e Uvaia. A ação faz parte de um convênio firmado com o Instituto das Águas do Paraná e o Município. Atualmente, o município conta com 19 micro-sistemas de abastecimento de água comunitário. São 13 abastecidos com poços artesianos e seis com minas superficiais. Cerca de 3,6 mil moradores são beneficiados com o saneamento rural, na comunidade da Lagoa dos Patos são cerca de 25 famílias usuárias.

Para Costa, o saneamento rural de qualidade permite que a população de uma determinada região utilize a água tanto para o cultivo das plantações, quanto para o uso doméstico. “Temos como prioridade o fornecimento adequado da água em nossos projetos da SMAPA. Água de qualidade é sinônimo de saúde e qualidade de vida para quem mora no campo”, finaliza o secretário.