Correio dos Campos

Prefeitura e Instituto Jhonn Barber iniciam cursos para portadores de Síndrome de Down

10 de maio de 2021 às 13:54
(Foto: Divulgação)

Por Rafisa Ramos – No mês de abril a Prefeitura assinou um um termo de parceria com Instituto Jhonn Barber para oferecer cursos profissionalizantes para alunos com deficiência, através do “Projeto Anjos da Beleza”. As aulas iniciaram hoje (10) com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Os cursos são gratuitos, sendo de barbearia e maquiagem.

Ao todo serão seis meses de aula, sendo um encontro por semana, com duração de 1h30. Os alunos foram divididos em duas turmas, contendo três em cada uma delas. O que mais se destacar será contratado pela empresa Jhonn Barber. Todos receberão certificado.

“Nós fizemos uma avaliação por idade, onde pudemos ver o nível de aprendizado de cada um dos alunos. Com essa iniciativa poderemos, além de ensinar, ajudar a ter o primeiro emprego e quem sabe abrir seu próprio negócio”, destaca o proprietário da empresa, João Diniz.

A iniciativa é pioneira e conta com carta de exclusividade com a APAE. “Nossa intenção é levar o projeto para todos os municípios. Estamos estudando para ampliar, podendo atender todo o público com alguma deficiência”, completa João.

O projeto conta com diversos apoiadores, sendo o Boticário, que doou todos os kits de maquiagem para os alunos e professores, a empresa Gama Italy que repassou todos os kits de equipamentos necessários para os cortes, a Big Barber que forneceu todos os produtos de bancada e a Viking que doou todas as pomadas que serão utilizadas durante o curso.

Segundo a secretária de Políticas Públicas Sociais e presidente da FASPG, Simone Kaminski, o projeto vem ao encontro das ações que têm sido desenvolvidas pelo Município, que tem diversificado os projetos oferecidos à comunidade.

“Nós temos desenvolvido diversas ações com intuito de auxiliar a comunidade e impactar de forma mais positiva possível a vida das pessoas. No caso específico da inclusão, o “Projeto Anjos da Beleza” tem um papel muito importante, pois abre espaço no setor da beleza para alunos com Síndrome de Down, oferecendo acompanhamento diferenciado e a oportunidade de profissionalização tanto na área da maquiagem quanto na área da barbearia”, explica.

Para o empresário João Diniz, da Johnn Barber, o projeto é a realização de um sonho. “Sempre foi um sonho meu poder fazer uma estrutura onde a gente pudesse atender portadores de alguma deficiência. O Anjos da Beleza é um projeto inovador. Não existe no país um projeto que faça esse tipo de inclusão de pessoas com Síndrome de Down e é algo que, para nós, é de extrema importância trazer esse curso para o mercado de hoje”, ressalta.

Selo Social passa a certificar empresas Internacionais

A partir desta iniciativa, o Programa Selo Social passa a certificar empresas Nacionais e Internacionais, uma vez que as parcerias do projeto ganham este reconhecimento. De acordo com a diretora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) e coordenadora do Selo Social, Amanda Costa, a iniciativa é um exemplo da possibilidade de desenvolvimento conjunto de projetos entre as empresas e o Município.

“O Selo Social é o maior programa de reconhecimento da responsabilidade social empresarial da região e tem o objetivo de fazer uma ponte entre empresas que têm projetos, ações e iniciativas que venham beneficiar o público de Ponta Grossa. Esse caso é um exemplo, pois quando o projeto foi apresentado à nós, estruturamos junto com a empresa e a Prefeitura para conseguir fazer com que ele chegasse nos moldes que está, uma iniciativa de inclusão, um curso profissionalizante na área da beleza, para as pessoas que são atendidas pela APAE e com propensões internacionais no que tange ao trabalho do Programa Selo Social”, destaca.